Todo ajustado Renault Kwid nas concessionárias

Fotos: Marcus Lauria

O Kwid começou bem e chegou a ameaçar a liderança do mercado de veículos só não a conquistando pela capacidade de produção não estar adequada e pelos problemas com freios e recalls, agora já todo ajustado, carregando três estrelas no LatinNcap ele está de volta às concessionárias e a vendas foram reabertas.

Ele inaugurou o mercado de SUVs compactos “CUV” (Compact Utily Veichele) que veio seguido pelo Ford KA Freestyle e carros que ainda virão com essa configuração inventada pelo marketing, como JAC T20 (baseado no J2). As dimensões do Kwid são: comprimento de 3,68m, largura de 1,57m, altura de 1,47m e entre-eixos de 2,42m, com um peso de 798 kg e porta malas de 290 litros, números esses que podem nos surpreender em dois sentidos, primeiro que ele parece bem maior por fora do que é por dentro, achei o carro lateralmente apertado, cinco no banco traseiro acho pouco provável para não dizer impossível até porque se resolver se apertar lá atrás até conseguem porém não é muito confortável.

Fotos: Marcus Lauria

Ele é estreito mas tem um porta-malas surpreendente de 290 litros, o VW Polo e o Fiat Argo, de segmentos maiores, por exemplo, possuem 300 litros. As soluções de espaço da Renault estão de parabéns! O Kwid além dos 4 air-bags teve estrutura reforçada em nosso País para obter as boas 3 estrelas no teste de colisão, o Brasileiro usa 70% de aço e 30% de aço reforçado na estrutura fazendo nosso CUV receber 120 kg a mais que o indiano de má fama em crash testes.

Na unidade testada os freios estavam adequados e funcionais, com certeza a Renault já resolveu os problemas que atrasou a comercialização. Outra surpresa do Kwid com 18cm de elevação do solo é mais alto ou tão quanto que alguns “Crossovers de padaria ou de aventura para levar filhos no colégio”

Fotos: Marcus Lauria

Mais baixo que ele por pouco o Honda HR-V que tem 17,7 cm e quase a mesma distância do solo que seu parente de marca, já o Sandero Stepway que possui 18,5 cm. A altura te salvará de alguns buracos, valetas ou quebra-molas. Por essa altura do solo e ângulo de ataque e de saída recebeu o selo de SUV pelo Inmetro.

Mas não pense que você pode colocá-lo em trilhas ou estradas mais ousadas, sua casa é o asfalto e ponto final, porém em estradas de terra batida com ondulações vai muito bem. tendo ângulos de ataque e de saída maiores e melhores que do Captur e que do Honda HRV; sendo esses 24 graus de entrada e 40 graus de saída .

A versão testada Intense vem com rodas aro 14, calçadas em pneus 165/70 R14, com o sistema Multimídia Media Nav, que traz entrada USB mas não espelha o celular, porém tem GPS Integrado, câmera de ré, trio elétrico sendo que vidros elétricos somente nas portas dianteiras abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel (rodas de ferro com calotas na cor chumbo) e chave canivete, além do sistema São seis opções de cores: Orange Ocre, Vermelho Fogo, Branco Marfim, Branco Neige, Prata Étoile e Preto Nacré. Os materiais são de boa qualidade, não observei rebarbas nem encaixes mal feitos, Kwid nessa versão intense vem bem equipado.

Fotos: Marcus Lauria

É dada a partida no motor SCE três cilindros, transversal, em linha, 1.0, 12V, comando duplo (sem variação de fase), injeção multiponto Potência 70/66 cv a 5.500 rpm, com torque de 9,8/9,4 kgfm a 4.250 rpm, números que não parecem tão expressivos até você acelerar carrinho. O barulho dos três cilindros agrada e a vibração característica não incomoda tanto, então vamos para o teste em movimento.

Apesar do banco não ter ajuste de altura e volante, esse igualmente estático com comandos do rádio e telefonia, o Kwid me recebeu bem, tenho 1.73 e a posição ficou perfeita, mesmo com poucos ajustes. O carrinho anda muito bem, surpreendente o casamento com o câmbio curto e seco, o carro é muito esperto mesmo, imagino o que não seria este carro com o comando variável ou com um motor 1.6.

O ar-condicionado gela bem, em uma área segura usada por auto-escola em meu bairro, fechada e vazia resolvo dar uma “esticada” rápida. Primeira marcha acelero com vontade e jogo a segunda e o pneu canta, sigo com pé embaixo no final do curso e o Kwid canta pneus novamente até na terceira marcha mostrando muito fôlego.

O comportamento dinâmico dele me deixou com largo sorriso no rosto, convidando a acelerar e me lembrando do Fiat 500 que eu vendi há pouco tempo, o carro aponta muito bem, rola pouco e me lembra um Kart obedecendo os comandos quando você resolve colocá-lo em certo local, um excelente brinquedo de gente grande. Fiz compras com o Kwid colocando peso dentro da capacidade e até mesmo deitando o banco traseiro e mesmo assim seu desempenho não piorou.

Guerreiro, eu não me arriscaria em dizer que é comparável ao Fiat Uno de tempos atrás, só que mais moderno, econômico, seguro e equipado, surpreendente. A média na cidade com gasolina foi de 13 Km/l com o ar ligado o tempo todo, também muito bom. Em viagens longas o tanque merece atenção pois é pequeno volumetricamente, recebendo apenas 38 litros. Mas como disse o carro é “urbanoide“.

O que demora para se acostumar no uso diário do carro é a trava das portas e os comandos do vidro no painel, trava essa que precisa ser acionada para sair do carro, me levando a alguma preocupação em caso de pane elétrica, também não gostei de ter apenas dois auto-falantes e do barulho do tampão do porta malas que aliás merecia um comando de abertura externo.

O Kwid realmente é um carro bem interessante pra você que busca segurança economia e bom preço, se mostrando também um queridinho nas revendas da marca, mostrando ser o Renault com a menor desvalorização no mercado.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 70 66
Torque (kgf.m) 9,79 9,38
Velocidade Máxima (km/h) 156 152
Tempo 0-100 (s) 14,7 N/D
Consumo cidade (km/l) 10,3 14,9
Consumo estrada (km/l) 10,8 15,6
Câmbio manual de 5 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco.

Dimensões
Altura (mm) 1.474
Largura (mm) 1.579
Comprimento (mm) 3.680
Peso (Kg) 786
Tanque (L) 38
Entre-eixos (mm) 2.423
Porta-Malas (L) 290
Ocupantes 5

*Dados do fabricante

Por José Carlos (Zeca)

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