Vans viram linha circular e não podem trafegar pelo centro

O novo secretário de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, Zenildo Coelho Barroso, tomou várias medidas para acabar com os constantes engarrafamentos nas ruas centrais da cidade. A medida desagradou motoristas de vans, que promoveram manifestação ontem na porta da prefeitura.

De acordo com a portaria nº 151/2018, publicada no dia 21 de junho, todas as linhas municipais e intermunicipais de vans passam a ser circulares. Consequentemente, ficam suspensas todos os pontos de embarque e desembarque situados dos dois lados do centro de Nova Iguaçu.

A iniciativa do secretário pegou em cheio o sistema de circulação das vans. As que trafegam pela avenida marechal Floriano Peixoto, por exemplo, deverão seguir até a rua Dom Walmor, de onde retornarão os bairros. Assim, acabam os pontos de embarque e desembarque existentes nas ruas centrais de Nova Iguaçu, dentre eles os pontos fixos na avenida Amaral Peixoto, Dr. Luiz Guimarães e travessa Mariano de Moura.

Situação semelhante também ordena as vans que circulam pelo corredor da Estrada de Madureira. Elas deverão chegar até a rua Dr. Thibau, de onde retornarão aos bairros, acabando com todos os pontos fixos existentes naquela região, como Bernardino de Mello, Floresta Miranda e outros. Segundo a portaria, assinada por Zenildo Barroso, esta é a forma de acabar com os congestionamentos na Bernardino de Melo e adjacências.

O caos no trânsito de Nova Iguaçu já se arrasta há vários anos e se torna cada vez pior todos os dias. Na cidade, são mais de 250 mil veículos emplacados, de modo que, pelo viaduto Padre João Musch, que liga um lado a outro da cidade, pelo centro, trafegam em média, 40 mil veículos por dia. Além disso, mais de 300 ônibus, só de linhas municipais, circulam todos os dias pelas ruas centrais de Nova Iguaçu. Apesar do crescimento da frota, a cidade nada cresceu em mobilidade viária e a nada ganhou em novas alternativas de transporte coletivo urbano.

Entretanto, o novo secretário Zenildo Barroso, que é empresário do setor de transportes coletivos, segundo a portaria que assinou, considera que afastar a circulação de vans pelas vias centrais da cidade, poderá acabar com os infernais engarrafamentos. Se não acabar, porém, pelo menos pode ser um bom começo. Motoristas de vans, que não pensam da mesma forma, fizeram manifestação ontem na porta da prefeitura. Como não foram recebidos pelo governo, tentaram barrar o tráfego de ônibus em frente a sede do governo e depois decidiram protestar atravancando o trânsito na Via Light.

error: Conteúdo protegido !!