Belford Roxo já conta com o Prontuário SUAS

Diogo Bastos afirmou que a Secretaria está fornecendo todo o apoio no processo de qualificação
(Foto: Cláudio Nunes/PMBR/Divulgação)

Trabalhadores e conselheiros da política de Assistência Social e Cidadania, entre eles gestores, técnicos, assistentes social, psicólogos de Belford Roxo participaram na segunda-feira (25) do lançamento da implantação do Prontuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Belford Roxo (Previde).
O prontuário é um instrumento de gestão e visa melhor organizar as informações necessárias ao acompanhamento dos beneficiários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).
As famílias são cadastradas pelos equipamentos – Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com essas informações, o Departamento de Vigilância Socioassistencial fará um diagnóstico no município identificando as demandas para que o gestor possa tomar as decisões e fazer os investimentos adequados, de acordo com a especificidade e o público diagnosticado através do prontuário.
De acordo com o secretário-ajdunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, a secretaria está fornecendo todo o apoio nesse processo aos profissionais para prestar um atendimento mais qualificado na tomada das informações para o Prontuário Suas. “É importante termos o Prontuário Suas em nosso município. Esses registros oferecem informações sobre o trabalho desenvolvido e sobre as situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias e pessoas nos diferentes ciclos de vida e no território. Assim, cada indivíduo ou família integrante das ações desenvolvidas por essa política ganha um prontuário no sistema e poderemos desenvolver políticas públicas de qualidade em nossa cidade”, frisou o secretário.
Ele acrescentou que a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, vem trabalhando incansavelmente para promover uma política socioassistencial que atenda às necessidades da população.
A secretária-executiva da pasta, Carla Fernandes, disse que o município está capacitando seus profissionais para melhor atender aos usuários do sistema. “Pedimos a colaboração de todos que atuam na área. Para o melhor funcionamento da nossa rede, os profissionais precisam estar aptos para fazer esse serviço com qualidade e eficiência”, enfatizou.
O sociólogo Paulo Tavares, além de Alan Pimenta e Mariza (…), são profissionais que fazem parte do Departamento de Vigilância Socioassistencial do município. Paulo explicou que o prontuário foi criado em 2014, mas que, efetivamente, o processo de implantação começou a ser realizado em janeiro passado e deverá ser concluído em dezembro.

error: Conteúdo protegido !!