Espaço e Motor por João Mendes – 08/08

SUV esportivo, Audi RS Q3
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A Audi tem uma sigla, RS, para designar as versões esportivas de seus modelos. O SUV Q3, o menor da marca, também tem essa versão que pelo visual passaria até despercebida já que é discreto e apenas as rodas de 19” é que saltam mais aos olhos no entanto, o coração da criança, o motor, é um espetáculo. O propulsor do RS Q3 é um 2.5 L FSI que desenvolve 310 cavalos de potência o que até assusta nas arrancadas aos menos experientes porque pisou o carro vai embora mesmo e o torque já se percebe em baixas rotações fazendo o carro atingir os 100 km/h em apenas 5,2 segundos e chegar a 250 km/h. Com esse motor tem um câmbio S-Tronic de embreagem dupla e 7 velocidades que podem ser trocadas manualmente usando as borboletas no volante. Aliás, o volante é esportivo, multifuncional, com uma pegada muito boa e revestido de couro. Outro destaque do carro é a eficiência energética, é que o motor tem start/stop o que faz o seu desligamento nas paradas e ao tirar o pé do freio ele religa automaticamente e o carro entra em marcha normalmente. Tem também o sistema de recuperação de energia através do freio que utiliza a energia recuperada para auxiliar o alternador na aceleração seguinte economizando até 3% de combustível. O freio também tem suas novidades, os discos de onda na dianteira leves e mais eficientes melhorando o equilíbrio das massas suspensas. Segundo a Audi o consumo médio fica em 7,8 km/l de gasolina o que é bom e apesar de todo desempenho esportivo o conforto não foi esquecido, tem sistema multimídia com navegação e caixas de som Bose, teto solar, ar condicionado bi zona e um utilíssimo sensor de estacionamento na dianteira e na traseira com gráfico no painel, muito bom. Para um SUV seu comportamento dinâmico é excelente, faz curva, e o conjunto de rodas de 19”, com pneus 255/40, ajudam. Na chuva ou pisos escorregadios o sistema de tração integral Quattro é que dá um show. Enfim, é um SUV exclusivo, com desempenho de empolgar e preço de R$284.990, vai encarar?

 

Ford Focus Fastback 2016
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Um mês depois da Ford apresentar o Focus Hatch 2016 ela apresenta a versão sedan, quatro portas, designada como Fastback. O modelo é muito bonito e a traseira tem linhas que se integraram bem ao resto do carro, com harmonia e esportividade. Pra facilitar a Ford reduziu as opções do catálogo com apenas quatro, SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus. Todas essas versões tem o motor Direct Flex 2.0 de 178 cavalos, o mais potente na sua categoria, e rodas de liga leve de 17”. A transmissão é sequencial de 6 velocidades com paddle shif para trocas no volante a partir da versão SE Plus. Na briga com Honda Civic e Toyota Corolla a Ford aposta nos equipamentos do carro para conseguir uma diferença a seu favor e assim são equipamentos de série controle de estabilidade e tração AdvancedTrac, com o inédito controle de estabilidade preventivo e aviso de pressão baixa dos pneus, e também sistema multimídia SYNC com App link para acessar aplicativos de smartphones e assistência de emergência. Na versão Titanium Plus tem até estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares, assistente de frenagem autônomo que freia o carro completamente a 20 km/h se ele se aproximar de um outro carro, evitando uma batida ou, em situação semelhante, reduz completamente a velocidade quando o carro estiver até 50 km/h, evitando ou amenizando uma colisão. Esta versão top também tem faróis bi-xenon adaptativos que apontam mais para a direita ou para a esquerda de acordo com a direção do carro. O interior é elegante com esportividade e os comandos bem a mão e mais simples porque alguns controles secundários passaram para a tela sensível ao toque. O Focus sempre foi elogiado pelo seu comportamento dinâmico e mesmo assim a Ford melhorou com uma nova calibração da direção elétrica e da suspensão além de conseguir maior rigidez na carroceria. Na questão segurança o Ford Focus Fastback foi avaliado pelo Latin NCAP recebendo nota máxima, cinco estrelas. De acordo com a versão pode ter 6 air bags e sistema isofix para fixação de duas cadeiras para crianças. Testei o Focus Fastback na região da serra gaúcha, nas estradas junto as cidades de Gramado e Canela, e o carro continua fazendo curva como nunca e o motor responde bem mostrando que além de ser o mais potente do segmento tem torque e responde bem nas ultrapassagens. O SE começa em R$77.900, o SE Plus R$79.900, o Titanium R$87.900 e o Titanium Plus R$96.900. Sem dúvida o Ford Focus Fastback melhorou sua condição na briga por um segmento que possui 11 concorrentes.

 

Armadilhas

Esta muito perigoso andar de moto no Rio de Janeiro. São muitas obras por causa das Olimpíadas e uma total falta de fiscalização das autoridades. Caminhões circulam pela cidade deixando areia, pedra, lama e todo tipo de detrito nas ruas. As ruas, depois das obras, são remendadas sem o menor cuidado deixando depressões absurdas e buracos que são verdadeiras armadilhas. Atenção motociclistas!

 

Subaru WRX pra quem gosta de acelerar

Andei nos Subaru WRX e WRX Sti e comento na próxima coluna. Os dois modelos são um espetáculo de tecnologia e o STI um carro de corridas para se andar nas ruas. Testá-los foi muito divertido e é bom ver a Subaru crescer no Brasil a cada dia.

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