Comando do 20º BPM atua abaixo dos padrões para cuidar de três cidades

Barbosa, coronel Laviano, coronel Alexandre de Souza e Soares
CONSEG/Divulgação

Nas ruas movimentadas de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, cidades onde moram mais um milhão de pessoas, circulam 87 patrulhas da Polícia Militar. O número é do Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania de Nova Iguaçu (CONSEG). A frota, levando-se em consideração o índice de ocorrências da região, está muito abaixo das necessidades da segurança da população.

De acordo com o presidente do CONSEG, Jayme Soares, a situação de viaturas na região dos três municípios, em função do desfalque da frota, é crítica. E a falta de manutenção dos veículos é uma das principais causas da defasagem da frota. Pois, dos 110 veículos existentes, 21% não estão em condições de uso.

Para Soares, muito embora o batalhão tenha recebido novas viaturas, recentemente, a situação não muda. ”Tirando as oito viaturas novas que recebemos no 20° batalhão, pode-se dizer que as demais funcionam em estado degradante. Os carros estão com portas amarradas com fitas e grampos”, comentou.

A situação foi apresentada ao coronel Luís Cláudio Laviano, Comandante Geral da PM, em reunião com representantes do CONSEG na Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), no Centro do Rio, na semana passada (quarta-feira, 20).
Intervenção

Além da falta de policiais, veículos estão parados no pátio do 20º BPM, em Mesquita, por falta de recursos para manutenção
Henrique Esteves

Sobre a intervenção federal na segurança pública, o estado do Rio já recebeu R$ 1,2 bilhão, dos R$ 3,1 bilhões solicitados pelo general Walter Braga Netto. Os recursos, no entanto, parecem não chegar à Baixada Fluminense. “Temos uma média de cento e cinquenta policiais por dia nas ruas e, na prática, acabam rodando menos de 80 viaturas, considerando que é preciso parar para abastecer e receber alguma manutenção”, disse o presidente do CONSEG.

Soares afirma que serviços como troca de óleo, balanceamento e troca de pneus são, muitas vezes, realizados por oficinas que não cobram pelo serviço, cujo assunto também foi levado ao conhecimento do Comando Geral do estado.

Dificuldades

Juntas, as três cidades atendidas pelo 20º BPM (Mesquita) somam uma área urbana de 148.497 quilômetros quadrados, cujo território é maior do que o de países como Portugal (92,152 km), Inglaterra (130,395 km), Cuba (110,861 km), Guatemala (108,889 km) e Honduras (112,088 km). De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), seria ideal que, para cada 250 habitantes, houvesse um policial. No território do 20º BPM, a média é de um PM para cada 2 mil pessoas. Isso significa que, além das dificuldades de viaturas, o Comando do 20º Batalhão da PM tem de administrar um efetivo policial bem abaixo do recomendado pela ONU.

por Davi Boechat

error: Conteúdo protegido !!