Coluna – Marcus Lauria – 30/06

FERRARI 250 GTO VAI A LEILÃO POR 45 MILHÕES DE DÓLARES

Apenas foram construídos 36 exemplares deste modelo da mítica Ferrari entre o período de 1953 e 1964, razão que justifica que este clássico de 1962 vá a leilão por 45 milhões de dólares (ou 39 milhões de euros). É o clássico mais caro de todos os tempos em leilão.
O fascínio pelos carros clássicos leva alguns investidores a desembolsarem verdadeiras fortunas para ficarem na posse dos melhores exemplares que circulam em pista ou nas estradas. Um novo recorde poderá estar prestes a concretizar-se.

Na ponta do martelo de madeira está uma Ferrari 250 GTO de 1962 que será leiloado em agosto pela RM Sotheby’s, durante o famoso “Pebble Beach Concours d’Elegance” que ocorre na Califórnia.

Foi o que aconteceu em 2014, quando um exemplar de 1963 deste modelo foi arrematado por 38,1 milhões de dólares num leilão da Bonhams. Este valor é mantido como recorde até agora de clássicos em leilão. De acordo com a Sotheby’s, uma outra versão de 1963 deste Ferrari atingiu 70 milhões de dólares numa venda privada realizada no início deste ano.

De acordo com a Bloomberg, o exemplar que vai a leilão em agosto é de Greg Whitten, chairman da Numerix Software, um dos primeiros engenheiros que trabalhou na Microsoft, que o adquiriu em 2000. Na listagem de feitos deste carro de corrida está a vitória na edição de 1962 do campeonato italiano de GT, segundo a leiloeira.

Antes de chegar às mãos de Greg Whitten, esta Ferrari GTO 250 teve como proprietários Edoardo Lualdi-Gabardi e Gianni Bulgari, que dominaram a Bulgari durante duas décadas.

ALFA ROMEO COMEMORA 108 ANOS COM DUAS VERSÕES EXCLUSIVAS

Os 108 anos de história da Alfa Romeo caracterizam-se por um DNA feito de corridas e competição, que se reflete hoje na criação das versões Giulia e Stelvio Quadrifoglio “NRING”, feitos para homenagear as performances históricas e recordistas alcançadas no lendário circuito alemão de Nürburgring.

Mas estas versões exclusivas são também recordistas do circuito germânico, já que o Alfa Stelvio (SUV) detém o recorde do seu segmento, com um tempo de volta de 7m51,7s, enquanto o Giulia Quadrifoglio (Sedan) conseguiu realizar a sua melhor volta em 7m32s.

A marca italiana já avisou que vai produzir apenas 108 unidades de cada modelo, os mesmos anos de história da Alfa Romeo. Estes dois modelos exclusivos apresentadas no último Salão de Genebra, contam com detalhes únicos como uma placa numerada no interior ou a pintura denominada de Circuito Grey.

Os dois modelos na versão NRING contam com freios com discos carbocerâmicos, bancos do tipo bacquet com estrutura em fibra de carbono e revestimento em couro com costuras vermelhas, da Sparco, volante em couro e alcântara e no caso do Giulia NRING destaque ainda para o teto em carbono.

Sob o capô os dois modelos usam um V6 biturbo de 2,9 litros com 510 cv e 600 Nm de torque, com transmissão automática de oito velocidades. O Stelvio, o SUV da Alfa Romeo, conta com tração integral e segundo a marca atinge a velocidade máxima de 283 km/h e chega do 0-100 km/h em 3,8s. Já o Giulia é dotado de tração traseira e a velocidade máxima é de 307 km/h e chega dos 0-100 km/h em 3,9s.

MELLOW MOTORCYCLE TRANSFORMA TRIUMPH PHANTOM BLAZE

A Triumph Thruxton Phantom Blaze é o resultado de converter uma Café Racer de série numa moto esportiva dos anos 70. Foi o que fizeram na empresa Mellow Motorcycle, onde transformaram esta numa moto de corridas.

Lembrando que a Thuxton R foi muito bem concebida a nível de ciclística, respeitando a mesma formula, mantendo o chassis, suspensões e freios. O mesmo não acontece com os motores de série, cujo comportamento é mais do que digno com os 95 cv e muito torque, mas para a Mellow Motorcycle, os números eram baixos para aquilo que pretendiam da Phantom Blaze.

Por isso, instalaram um compressor volumétrico, com o qual conseguem retirar 142 cv e muito mais torque. Para aguentar esta nova potência, de praticamente 50% e torque, a embreagem foi reforçada e foram colocados injetores de maiores dimensões que os originais. Todo o motor bicilindrico em si foi melhorado e posto ao ponto de forma cuidadosa.

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