Universidade Rural ampliada pode ter novos cursos em Nova Iguaçu

Reitor Ricardo Berbara assina o termo de doação da área para expansão.

O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-Nova Iguaçu),professor Ricardo Berbara, assinou no dia 26 a formalização da doação de uma área de 67 mil metros quadrados para ampliar o campus da instituição em Nova Iguaçu. A doação fora feita através da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do governo federal, por meio da Superintendência Regional no Rio de Janeiro.
A cerimônia de formalização da doação aconteceu no auditório do campus da UFRRJ-Nova Iguaçu, com a presença de educadores da instituição e de várias autoridades. Com a ampliação, a área da UFRRJ passa dos atuais 44 mil para 111 mil metros quadrados de extensão, o que permite a ampliação de novas salas, de novos cursos, dentre eles o de medicina, além de outras atividades do setor.
O reitor Ricardo Berbara fez uma retrospectiva das dificuldades que a instituição teve de enfrentar para alcançar o patamar em que se encontra hoje. Ele lembrou que a Universidade Rural funcionava no colégio municipal Monteiro Lobato, no centro de Nova Iguaçu. “Muitas vezes as aulas eram interrompidas por falta de energia elétrica”, disse. Ele destacou a Universidade como o mais poderoso instituto, em vários aspectos, com indicadores excepcionais de desempenho acadêmico. E frisou que a criação do campus de uma universidade pública em Nova Iguaçu proporcionou o primeiro diploma universitário no seio de muitas famílias. O reitor fez questão de frisar que a UFRRJ tem orgulho de se auto-afirmar como uma “universidade federal da Baixada”, dialogando com temas contemporâneos no Brasil e no mundo.

Com a ampliação de mais de 60 mil metros, a direção da Universidade poderá criar novos espaços e trazer novos curros, dentre eles o de medicina

O vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, lembrou a época em que era vereador na cidade (2005), quando assumiu a tarefa de coordenador da campanha pela vinda de uma universidade pública para Nova Iguaçu e que culminou com a instalação do câmpus da UFRRJ na cidade. Ele disse que a doação do terreno vai representar a expansão da universidade em duas vezes e meia do atual espaço territorial ocupado, propiciando futuramente a criação de mais cursos universitários. Ele defendeu a criação de uma faculdade de Medicina no campus do IM, pela carência desse curso na Baixada Fluminense, uma região com mais de 3 milhões e 800 mil habitantes.
O superintendente do SPU/RJ, Leonardo da Silva Morais, destacou a relevância do acervo patrimonial iguaçuano e chamou a atenção para a necessidade de um projeto, que viabilize na prática o formato da ocupação do espaço geográfico. Segundo ele, a partir da doação do terreno, Universidade tem um prazo de dez anos para promover a expansão do campus universitário, com a instalação de benfeitorias e equipamentos.
Atualmente Universidade Rural possui 11 cursos de graduação e 10 cursos de especialização “lato sensu”, sendo 8 cursos de Mestrado e 2 Doutorados, atendendo a um público de cerca de 3.500 alunos. Com a expansão, existe a expectativa da instalação de novos cursos na instituição em Nova Iguaçu, dentre eles o de medicina – já que a região é carente em políticas de saúde, dentre outras necessidades públicas.

error: Conteúdo protegido !!