Trânsito melhora sem vans circulando pelas ruas do centro de Nova Iguaçu

Para o taxista Marcelo Silva, sem as vans a fluência do trânsito melhorou 50% no centro de Nova Iguaçu (Fotos: Davi de Castro)

O trânsito do centro de Nova Iguaçu respira aliviado, desde o dia 21 de junho, quando as vans de transporte de passageiros foram proibidas de trafegar pelas vias centrais da cidade. A determinação aconteceu através das portarias nºs 150 e 151, assinadas pelo novo secretário de transportes da cidade, Zenildo Coelho Barroso.

As duas medidas, com a finalidade de acabar com os engarrafamentos, extinguiram os pontos fixos de vans nas ruas do centro e tornaram todas as linhas circulares, criando um novo trajeto fora do centro de Nova Iguaçu. Motoristas de vans fizeram manifestações de protesto, mas os de outros veículos gostaram da mudança.

Ao contrário do que muita gente andou pensando, as vans não foram proibidas de circular. Tiveram apenas seus trajetos organizados. As que circulam pelos bairros da Estrada de Madureira e adjacentes, só poderão seguir até a rua Dr. Tribau, esquina com

O trânsito sem tumulto de vans na rua Dr. Thibau, próximo a passarela do caracol.

Bernardino de Melo, na passarela do caracol, de onde retornam aos bairros. As que circulam pela avenida marechal Floriano Peixoto, do outro lado da linha férrea, só poderão seguir até a rua Dom Walmor, de onde retornarão aos bairros. Dessa forma, o trânsito dos demais veículos nas vias centrais flui com tranquilidade. “Parece até feriado”, exagera um motorista ontem, ao trafegar pela travessa Mariano de Moura, no centro.
Sem as vans de transportes de passageiros circulando pelo centro, o fluxo de ônibus e de outros veículos ganhou fluência. Principalmente pelas duas principais artérias que beiram os dois lados da linha férrea (SuperVia) que divide centro: a avenida marechal Floriano Peixoto e a rua

Na avenida marechal Floriano Peixoto, esquina com a rua Dom Walmor, o trânsito flui sem congestionamentos

Bernardino de Melo. Até o caos do trânsito da Via Light, que tornava a vida de motoristas e pedestres em um verdadeiro inferno, durante todo o dia, ficou menos congestionado, permitindo maior fluência no tráfego de veículos. E os reflexos de tranquilidade no tráfego influenciaram outras vias centrais.
O taxista Marcelo Albuquerque Silva, 48 anos, há mais de 25 na praça, também respira aliviado no seu dia de trabalho. “Posse dizer que, sem as vans circulando pelo centro, o trânsito ficou muito melhor…posso dizer que melhorou uns 50 por cento. Quando tinha cliente com hora marcada, cheguei a recusar corridas pelas bandas da Estrada de Madureira. Pois sabia que o trânsito era fechado e eu, certamente, perderia o horário assumido com o cliente. Seria difícil atravessar a cidade”, comemora. “Agora a prefeitura precisa dar um jeito nos Uber”, pediu. Ele sabe que enquanto a frota de taxi não chega a 400 carros na cidade, Nova Iguaçu é invadida por mais de mil veículos Uber, que não pagam um tostão de imposto à prefeitura.

Veículos trafegam sem congestionamentos na Via Light durante todo o dia

Dona Maria das Dores, 57 anos, também gostou das mudanças de trajeto em torno das vans. “Havia pontos (de embarque e desembarque) nas ruas do centro e isso atrapalhava as pessoas a transitarem pelas calçadas. Agora, sem as vans circulando no centro, está ficando tranquilo”, alegra-se.
Mas para seu Alberto Antônio Moreira, 60 anos, é preciso tomar o cuidado para não comemorar antecipadamente. “Na rua Bernardino de Melo, por exemplo, o antigo Colégio Iguaçuano, que agora deu lugar a um curso, é um trecho bastante congestionado, principalmente na hora de entrada e saída de alunos, com a chegada e saída de carros dos pais. Como o estabelecimento está fora do período de aulas, o trânsito está fluente no trecho. O retorno das aulas servirá de avaliação sobre a melhora do trânsito pela movimentada rua”, observa seu Alberto.

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