Visão Geral – 08/08

Bola Cheia

Ontem, a Prefeitura de São João de Meriti interditou o espaço de festas “Casa do Valtinho”, no bairro São Mateus. O local funcionava sem alvarás e autorização dos órgãos competentes. A ação conjunta contou com as secretarias municipais de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Fazenda, Serviços Públicos e Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil.

 

Bola Murcha

Atenção, Supervia! Segue o abuso na passarela da estação de Comendador Soares. Não são todos, mas alguns motociclistas e ciclistas insistem em circular em velocidade exagerada pelo espaço, o que coloca em risco a integridade dos transeuntes. Seria interessante a fiscalização da empresa começar a aplicar multas nos que não respeitam os avisos em tabuletas no local.

 

Morador vende óleo usado e promove
cinema na rua para crianças

150807 H41Às quintas, sextas e sábados, por volta das 19h, o músico Begha Silva, 56 anos, escolhe um beco entre as vielas que compõem o complexo de favelas da Maré e transforma a rua em um cinema a céu aberto. O público são as crianças do complexo de cerca de 130 mil habitantes que correm de encontro ao músico a cada nova sessão. Begha, que ganha a vida fazendo anúncios pela favela com uma caixa de som presa à inseparável bicicleta, teve a ideia em 2013, ao ver a curiosidade com que os pequenos acompanhavam o seu trajeto. Em novembro, orgulha-se, o ‘cinema no beco’ completa dois anos. “A comunidade não tem nada para as crianças”, diz. “Cinema é caro demais, tudo dentro do shopping. Muitos pais não têm nem como pagar a condução, muito menos o ingresso.”
Para financiar o projeto, passou a recolher óleo usado pelos moradores e vender. Pesquisou na internet e orçou em R$ 2 mil o equipamento necessário. “Pensei, vou morrer de tanto catar óleo, mas a causa é nobre”, diz. Acabou ganhando o projetor de uma rede de supermercados da comunidade, que ganhou um anúncio vitalício na traseira da bicicleta pela gentileza, e a lona, que faz às vezes de tela, de uma ONG.

 

Bicicletários

Assessores do vereador de Nilópolis, Jorge Nei Hungria, estão divulgando nas redes sociais uma novidade para a cidade da Escola de Samba Beija-Flor. Hungria entrou com indicação legislativa na Câmara pedindo ao prefeito Alessandro Calazans a construção de bicicletários no centro. Para quem não sabe a passagem de ônibus por lá é considerada a mais cara do País, pelo tamanho do município. A indicação está na mesa do prefeito aguardando aprovação e autorização para implantação dos bicicletários públicos.

 

Câmara contesta
senadora

A ação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), pedindo anulação da apreciação das contas de ex-presidentes na Câmara dos Deputados gerou reação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ontem, Cunha informou que a Câmara contestará a ação, sob o argumento de que ele seguiu o Regimento Comum do Congresso Nacional. As contas dos ex-presidentes Itamar Franco, FHC e Lula foram apreciadas e aprovadas pelo plenário da Câmara na sessão de quinta-feira (6).

 

Câmara contesta
Senadora (2)

“O decreto legislativo é aprovado na CMO e levado a cada um das Casas de forma separada, por definição do presidente do Congresso, que despacha alternadamente para a Câmara e para o Senado”, informou Cunha em seu perfil na rede social Twitter. Na quinta, Rose de Freitas entrou com mandado de segurança no STF, requerendo a anulação da sessão que votou as contas dos governos de Itamar Franco (1992), Fernando Henrique (2002) e Lula (2006 e 2008). A senadora questiona um pedido de urgência para votar as contas.

 

Dilma discute crise com Temer e ministros

Com o aprofundamento da crise política, a presidente Dilma Rousseff decidiu convidar o vice-presidente Michel Temer, o ministro Eliseu Padilha (PMDB) e outros ministros do “núcleo duro” do PT para uma reunião neste domingo (9), no Palácio da Alvorada para discutir o estremecimento na relação do Planalto com o Congresso Nacional. Na segunda-feira (10), a presidente não fará a tradicional reunião de coordenação política no Planalto porque irá a São Luís do Maranhão cumprir duas agendas. Às 11h30, Dilma participa de cerimônia de inauguração do terminal de grãos no Porto do Itaqui e, às 14 horas, entrega 2.020 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida.

 

Falta comida
na Venezuela

Os supermercados venezuelanos estão sendo cada vez mais vitimados por saqueadores em função das filas imensas e da prolongada escassez de alimentos que despertam frustração na nação-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) às voltas com uma crise econômica. Cinquenta e seis incidentes de saque e 76 tentativas de saque ocorreram na primeira metade de 2015, de acordo com a ONG local Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais, que baseou suas cifras em reportagens da imprensa e em testemunhos.

 

Falta comida
na Venezuela (2)

É rotineiro compradores passarem horas nas filas para adquirir produtos básicos, como farinha de milho ou sabão em pó, transformando essas aglomerações em cenários de agressões e, com frequência cada vez maior, tentativas de saques a lojas. A crise econômica abalou o índice de aprovação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e fez aumentar o nível da tensão no país. No domingo, uma pequena multidão na cidade de San Cristóbal, no oeste da Venezuela, invadiu o supermercado estatal Bicentenário para pegar produtos após o fechamento, chegando a ferir os funcionários, segundo o gerente Edward Perez.

 

Falta comida
na Venezuela (3)

“Quando estávamos fechando, um grupo de 20 pessoas de repente começou a gritar insultos contra o governo e os trabalhadores”, contou Perez em uma entrevista. Vários saqueadores foram presos após a confusão, que Perez atribuiu a “setores de ultra-direita da oposição” que procuram semear a violência. Na sexta-feira passada, um homem foi morto e 60 foram presos em Ciudad Guayana, no sul da Venezuela, após saques a lojas.

error: Conteúdo protegido !!