Abertura de empresas é simplificada pela Jucerja

O sistema digital da Junta Comercial (Jucerja), implantado em 2017, permite que, hoje, grande parte dos municípios agilize a abertura de novas empresas. Mais de 40% dos processos saem em até 24 horas. Em três dias, mais de 90% dos processos são realizados.  São 78 municípios com integração, do total dos 92 fluminenses, sendo que destes, quarenta já emitem alvará pelo sistema conjunto.

“O sistema de integração manda um comunicado para os municípios já integrados avisando que a empresa está com contrato alterado ou aberto (já com a inscrição estadual) e emissão no CNPJ. Em seguida, vai um comunicado para o sistema de licenciamento da prefeitura de forma automática. Ou seja: o empresário, o advogado e o contador ganham tempo, não precisam ir à Junta Comercial no município.  O comunicado já mostra a necessidade do alvará para aquele negócio”, disse o presidente da Jucerja, Luiz Velloso.

Vários órgãos estão integrados com a Junta Comercial nesse esforço de desburocratização: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Vigilância Sanitária, Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ), Corpo de Bombeiros e os municípios.

error: Conteúdo protegido !!