Coluna Marcus Lauria – 14/07

NISSAN ADMITE QUE ADULTEROU VALORES DE EMISSÕES DE GASES

A marca de automóveis Nissan reconheceu esta semana que utilizou métodos inadequados de controle de poluição, ao nível da medição das emissões de tubos de escape e testes de economia, na maioria das fábricas da empresa no Japão, indica a Agence France-Presse (AFP).

Em comunicado, a Nissan indica que as medições de desempenho para emissões de tubos de escape e testes de economia de combustível foram feitas com base em valores de medição alterados, não especificando contudo nem o número de veículos envolvidos nem o período de tempo no qual os métodos ilegais foram utilizados.

A AFP informa ainda que, a pedido das autoridades, a fabricante foi obrigada a realizar inspeções, desde setembro de 2016, sobre o modo como os veículos produzidos são ou foram testados, depois de reconhecer que pessoas não certificadas estavam assinando documentos dos testes.

Durante a investigação interna, apareceram outras práticas ilegais que o grupo deu conhecimento ao Ministério dos Transportes japonês: “Investigações abrangentes sobre os fatos descritos acima, incluindo as causas e antecedentes deste tipo de má conduta, estão em andamento”.

A marca refere no entanto que os carros, “além dos modelos GT-R”, estão em conformidade com as normas de segurança japonesas e as emissões de gases correspondem às especificações do catálogo, ou seja, “que não há erros nos números de economia de combustível divulgados pela Nissan” aos clientes. A fabricante nipónica não especificou que problema existe com o desportivo GT-R. Os veículos da Nissan produzidos fora do Japão não são alvo destas ilegalidades.

CUPRA E-RACER ELÉTRICO É TESTADO PELA PRIMEIRA VEZ NO AUTÓDROMO

A Cupra levou o protótipo e-Racer até ao Autódromo em Zagreb (Croácia), com o objetivo de experimentar, pela primeira vez em ação, a integração das baterias elétricas no veículo.

Todos os sistemas elétricos, eletrônicos, de bateria, de refrigeração e de propulsão foram testados separadamente. Na pista de Zagreb, todos os elementos foram integrados e a sua operacionalidade testada em conjunto pela primeira vez, com resultados bastante otimistas para a equipa Cupra.

Durante os dias de teste, as altas temperaturas verificadas na pista, confirmaram que o Cupra e-Racer está pronto para enfrentar o desafio da competição. Destes primeiros testes retiraram-se conclusões muito positivas.

A bateria deste Turismo de competição 100% elétrico é formada por 6.072 células cilíndricas, o equivalente a uma bateria de 9.000 celulares. Com estas credenciais, a autonomia do e-Racer consegue ser perfeitamente compatível para competir no novo E-TCR (Campeonato de Veículos de Turismo Elétrico). Os dados recolhidos nestes testes serão utilizados para ajustar os sistemas, permitindo que o próximo passo seja na melhoria da performance do veículo.

CAMINHÃO MAN TGX 2019 GANHA MAIS CONFORTO

Já chegou às concessionárias de todo o país o novo caminhão MAN TGX em sua versão 2019. O aspecto de maior impacto está na cama que as cabines TGX abrigam, que passa a contar com um console para diversas atividades, como o controle de operação dos vidros elétricos, relógio com função alarme, tomadas de 12v e 24v, além de entrada USB.

A parte de trás da cabine também ganhou três novos porta-objetos e inclui diferentes luzes de leitura para o profissional eleger a que melhor lhe atende. Isso também se observa com novo porta-copo e cinzeiro na cabine.

No painel de instrumentos, mais novidades: o computador de bordo agora tem display colorido e nova aparência no velocímetro e no tacômetro. Mais ao lado, o temporizador do limpador do parabrisa agora vem com controle de intervalo.

O rádio também traz facilidades adicionais ao motorista já em sua versão de série: oferece a função bluetooth e viva-voz para telefone, além de MP3 com leitor de cartão SD ou USB.

O interruptor de acionamento de marchas (DNR) mudou de posição para ficar mais ergonômico. Agora localizado no painel, liberou espaço no console central, o que reflete também em uma melhor circulação na cabine que já é referência no mercado por seus atributos.

Para garantir mais agilidade na informação e segurança à operação, os novos TGX vêm com o filtro separador de água com sensores eletrônicos que indicam no painel de instrumentos a saturação do filtro e a presença de água no combustível.

error: Conteúdo protegido !!