Cerca de 33% dos estudantes do EF obtiveram nível básico em leitura

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes aos testes aplicados em 2016 indicam que cerca de 33% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental avaliados tinham níveis básicos de desempenho nos testes de leitura aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para essa idade, o Saeb trabalha com quatro níveis de proficiência: elementar (o mais básico de todos, no qual o aluno deve demonstrar que consegue ler palavras com base em imagens); básico (capacidade de identificar a finalidade, informação e assunto de textos); adequado (capaz de inferir o assunto de texto de divulgação científica para crianças; relação de causa e consequência em gêneros como tirinha, anedota, fábula e texto, entre outros); e desejável (quando a criança é capaz de compreender o sentido da palavra em texto verbal; reconhece os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional e também a relação de tempo em um texto).
Apenas 13% dos estudantes avaliados pelo Saeb 2016 alcançaram o nível desejável em leitura. No nível adequado ficaram 32,28% dos estudantes. E o nível elementar, o mais baixo, reuniu 21,74% dos alunos. Essa realidade interfere diretamente no histórico e na trajetória escolar dessas crianças, impactando não apenas no aprendizado, mas em toda a vida social dessas meninas e meninos.

O Saeb 2016 foi aplicado em novembro de 2016 a mais de 2,1 milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na época, ainda era identificado como Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

Prêmio Inep de Jornalismo

Uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), lança o Prêmio Inep de Jornalismo, que visa prestigiar os trabalhos jornalísticos que melhor contribuam para o entendimento da importância dos exames, avaliações e estatísticas realizadas pelo Inep para o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação no Brasil.

Em 2018, serão distribuídos R$ 136 mil em prêmios, em duas categorias: Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Em cada categoria, serão premiadas as melhores reportagens veiculadas nas mídias impressa, TV, rádio e internet; além de um Grande Prêmio para os melhores trabalhos, independentemente da plataforma de veiculação. As inscrições serão entre 1º e 19 de novembro de 2018. Podem concorrem matérias veiculadas desde 14 de novembro de 2017.

error: Conteúdo protegido !!