Saúde e Beleza – 13/08/15

Sábado começa vacinação contra pólio

150812 coluna saúde 1

Inicia no próximo sábado e segue até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A meta do governo é vacinar 12 milhões de crianças contra a doença. Esta também é uma oportunidade de os pais atualizarem o calendário vacinal das crianças de até cinco anos com outras vacinas que estão vencendo ou em atraso.

 

Maioria dos profissionais de enfermagem não possui graduação

De acordo com a pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) a maior parte dos profissionais de enfermagem do Brasil é de técnicos e auxiliares. Essas funções representam 77% do total analisado e somente 23% são enfermeiros formados, com curso superior. A maioria dos graduados está concentrada na Região Sudeste, enquanto o Norte e o Nordeste sofrem com a carência desses profissionais. A pesquisa foi encomenda pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que traça o Perfil  da Enfermagem no Brasil. O resultado foi apresentado na terça- feira (11), em Minas Gerais e ontem, no Rio de Janeiro. Hoje, a análise será revelada em São Paulo.

 

Cadastro de doadores de medula óssea
A Fundação Hemocentro de Brasília está fazendo agendamento prévio do atendimento a pessoas que querem se cadastrar como doadores de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula (Redome). A marcação é realizada pelo telefone 160.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o objetivo é manter a qualidade e a agilidade do atendimento ao futuro doador. Entre as condições básicas do candidato, está a ter entre 18 e 55 anos, apresentar bom estado de saúde e fornecer identificação e endereço.  O cadastro é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. Quando uma paciente precisa do transplante de medula, o Redome identifica se há algum candidato cadastrado compatível. Havendo compatibilidade, o doador é convocado e novos testes são feitos. Por fim, ele é encaminhado ao centro de tratamento onde o paciente está internado para passar pelo procedimento.
De janeiro a junho deste ano, 3.950 pessoas no Distrito Federal haviam se cadastrado no Redome. A meta estabelecida pelo Instituto Nacional do Câncer e pelo Ministério da Saúde é cadastrar nove mil novos doadores por ano no país.

error: Conteúdo protegido !!