Novo campus da UFRJ é instalado na Baixada

Foto: Divulgação

O sonho de estudar em uma universidade pública federal está muito mais perto dos caxienses. A Prefeitura de Duque de Caxias construiu, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma nova unidade em Santa Cruz da Serra, onde a expectativa é de que, em cinco anos, poderão estudar pelo menos dois mil universitários.

A inauguração do novo Campus UFRJ – Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade acontecerá na próxima segunda-feira (06/08), às 10h, em uma cerimônia que contará com a presença do prefeito Washington Reis e outras autoridades municipais, estaduais e federais. “É com muita satisfação que convido a todos para a inauguração do novo campus. Essa é uma conquista muito importante para o povo de Duque de Caxias e para toda a Região Metropolitana. A unidade representa um grande avanço para os universitários, que durante 10 anos estudaram em uma estrutura mais modesta, em Xerém. Sempre lutei para oferecer um futuro melhor para os filhos dos trabalhadores de Duque de Caxias e o novo campus certamente garantirá um ambiente muito mais moderno, confortável e favorável para os estudos”, destaca o prefeito Washington Reis.

Duque de Caxias ganhou a primeira unidade da UFRJ em 2008, durante o primeiro mandato do prefeito, quando foi instalado um polo da universidade em Xerém. Por lá, já passaram milhares de estudantes que construíram boas histórias de sucesso e superação. “O crescimento profissional e pessoal dessas pessoas motivou a nossa luta e nós não paramos até conseguir garantir a construção e, agora, a inauguração do novo campus. Dez anos depois, temos a honra de entregar a nova unidade e anunciar tantas melhorias que alcançamos para a região”, completou Washington.

Durante a cerimônia de inauguração, será feita a doação definitiva do terreno para a universidade, com a entrega do RGI da área. Do total de alunos do campus, cerca de 70% é morador da Baixada Fluminense, o que significa que não só universitários de Duque de Caxias frequentarão as aulas, mas também pessoas vindas de diversas regiões do estado.

O Campus Duque de Caxias/UFRJ Prof. Geraldo Cidade possui aproximadamente R$ 12 milhões de investimentos apenas nos laboratórios. O local ganhou esse nome em homenagem ao primeiro diretor do Polo Xerém. Com a transferência para a nova unidade, haverá a oferta dos cursos de Biofísica, Biotecnologia, Nanotecnologia, Engenharia Física e Ciências Farmacêuticas com ênfase em Biofármacos, que será o primeiro curso desta área no país.

error: Conteúdo protegido !!