Exposição motiva mais mulheres a seguirem carreira na Matemática

Painel destaca o papel relevante do irmão de Maryam
Foto: Denise Casatti

Motivar as mulheres a seguirem carreira na área da matemática. Esse é um dos objetivos da professora Thaís Jordão, curadora da exposição Maryam Mirzakhani Memorial, uma homenagem à única mulher a ganhar a Medalha Fields, a maior honraria da Matemática.

A exposição é uma das atrações do Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)2, realizado no centro de convenções e eventos Riocentro. O evento antecedeu o Congresso Internacional de Matemáticos, o ICM 2018 (International Congresso of Mathematicians), que será realizado até 9 de agosto, também no Riocentro.

A professora Thaís Jordão, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, explica a importância de realizar essa homenagem. “O fator principal é dar maior visibilidade para a primeira mulher na história a receber uma Medalha Fields. Muitos matemáticos, ao prestigiarem a exposição, vão se identificar com os diferentes estágios da vida de Maryam, que aparecem nas peças. O público vai entender também que, além de uma genialidade, tudo é fruto de muito trabalho e esforço.”

A exposição é uma iniciativa do Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional. A professora da USP foi convidada para participar do projeto porque, no ano passado, organizou a exposição Elas expressões de matemáticas brasileiras, uma homenagem a nove matemáticas do Brasil.

error: Conteúdo protegido !!