Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto em Paracambi

Apresentação gratuita faz parte do projeto Conexões Musicais e será realizada dia 12

Está chegando o dia da culminância do projeto Conexões Musicais na cidade de Paracambi. Depois de promover um estudo sobre as atividades musicais do município, capacitar professores da rede pública, realizar audições e ensaiar músicos locais, a Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco para um grande concerto na cidade, com entrada gratuita. Músicos paracambienses se juntarão à OSB no dia 12 de agosto, a partir das 18h, no Espaço de Eventos e Cultura de Paracambi (Vale da Conquista). A ação faz parte do projeto Conexões Musicais, promovido em parceria com a Prefeitura de Paracambi. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, a Vale, a Eneva e a Brookfield como patrocinadoras.

Para o concerto em Paracambi, a OSB preparou um repertório especial. Sob a batuta do maestro Lee Mills, a orquestra apresentará um programa que vai do clássico (com obras de Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Strauss, entre outros) ao popular – com Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim. E em homenagem ao município, a OSB também irá executar o hino de Paracambi e uma obra de um compositor da cidade (A Batalha no Cangaço, de Átila de Carvalho).

O Conexões Musicais é um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Além da realização dos concertos e da participação dos músicos locais, a iniciativa também proporciona um estudo das atividades musicais dos municípios onde atua e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical, desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa “Orquestra em Sala”.

Repertório inclui clássicos

Realizado em parceria com escolas públicas, professores são capacitados para preparar seus alunos sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica, o trabalho dos músicos e o repertório específico que será apresentado pela OSB na cidade.

“Fomos recebidos com muito carinho em Paracambi e os músicos da cidade nos impressionaram positivamente durante as audições e ensaios. Este concerto, além de trazer para este município a OSB, um patrimônio musical de todos nós brasileiros, realiza um repertório de grandes clássicos da música sinfônica nacional e internacional ao mesmo tempo em que joga luz nas riquezas musicais da cidade, apresentando também seus músicos e sua música. O público pode esperar por uma apresentação de altíssima qualidade, preparada com muito cuidado pela OSB e pelos músicos locais” – adianta o Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Pablo Castellar.

Em Paracambi, os músicos selecionados que subirão ao palco com a OSB são: Caio Matheus Santos da Cruz (violino), Daniel Augusto Líbano (violoncelo), Claudemir Andrade Queiroz e Leonardo Murat de Almeida Mendonça (contrabaixo), Stefany da Silva Santos Oliveira (flauta), João Pedro de Oliveira Marques e Jonatas Lins de França (trompete) e Letícia de Assunção Rosa (tímpano).

Além de Paracambi, os municípios de Barra do Piraí e Guapimirim também receberam o Conexões Musicais no primeiro semestre de 2018.Barra Mansa, Duque de Caxias e Mangaratiba serão as próximas cidades contempladas pelo projeto.

error: Conteúdo protegido !!