Espaço e Motor, por João Mendes – 04/08

FIAT CRONOS DRIVE 1.3 COM CÂMBIO GSR
Desde o primeiro dia que vi o sedan Fiat Cronos eu gostei muito do desenho do carro e andando me surpreendeu todo seu interior, o espaço, as motorizações e o comportamento dinâmico. Agora tive mais tempo para testar a versão Drive com motor 1.3 e câmbio automatizado GSR. Esse motor desenvolve até 106 cavalos de potência usando só o etanol como combustível e esse câmbio, nascido com o nome de Dualogic, continua sendo mais confortável se você trocar as marchas nas borboletas atrás do volante. Esse câmbio automatizado nasceu como opção mais barata para quem não quer apertar um pedal de embreagem, uma opção ao câmbio automático que custa mais e pouco disponível nos carros menores. Como a procura pelo câmbio automático vem aumentando as montadoras começaram a disponibilizá-lo nos compactos, só em julho Ford Ka, Volkswagen Gol e Voyage ganharam versões com ele, e assim eu acredito que a Fiat, num futuro breve, também disponibilizará para os seus modelos e assim eu optaria pelo câmbio automático. Mas o câmbio automático ainda não esta disponível para o Cronos e neste caso, para ter mais conforto, a opção é o câmbio GSR. O motor 1.3 impressiona pela disposição e pelo consumo, é muito econômico. Sempre andando no perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro o computador de bordo indicou no mínimo um consumo de 12,4 km/l que é muito bom, imagina numa estrada. O Cronos Drive 1.3 GSR é bem confortável, me impressionou muito o silêncio na cabine, o sistema Start/Stop que ajuda na redução do consumo de combustível e a ótima Central Multimídia Uconnect com tela flutuante de 7” sensível ao toque e comandos no volante. Nesta tela se monitora as telas espelhadas do smartphone, o sistema de som e a câmera de ré. Na segurança destaque para o sistema de auxílio de partida em rampa e controle de estabilidade e tração. Como um sedan que se preza o Cronos tem ótimo porta-malas com capacidade para 525 Litros, um dos maiores da categoria. Bem completo o Fiat Cronos Drive com câmbio GSR tem preço inicial de R$62.490 mas você pode entrar no site da marca e negociar esse preço, vai lá !

CITROËN MOSTRA SEU SUV C4 CACTUS
O Grupo PSA fez lançamento industrial, na sua fábrica de Porto Real – RJ, do Citroën C4 Cactus que chegara nas concessionárias ainda neste segundo semestre e deve ser uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro. O modelo, desenvolvido na América Latina para ser um projeto mundial será responsável pela entrada da marca no disputado mercado de SUVs aliás, a Citroën esta tratando o carro como Novo SUV Citroën C4 Cactus. Em design, destaca-se sua silhueta moderna e repleta de personalidade, que integra os novos códigos da marca, com múltiplas possibilidades de personalização. Em termos de tecnologia, o modelo será equipado com os novos sistemas de assistência ao motorista para uma condução mais fácil e tranquila, com destaque para o “Active Safety Brake” que, até um limite de velocidade, aciona automaticamente os freios em caso de colisão iminente. Já no pilar de conforto, fiel ao programa Citroën Advanced Comfort®, será uma referência em sua categoria, destacando-se aqui o seu isolamento acústico e o conforto da suspensão”, afirmou Pablo Averame, Vice-Presidente de Produto, Marketing, Mobilidade e Serviços Conectados América Latina. O C4 Cactus foi lançado na Europa em março deste ano e também é produzido na fábrica de Madrid – Espanha.

ENCONTRO DE ANTIGOS NO VILLAGE MALL
Para quem curte os carros antigos vai acontecer no Rio de Janeiro, no Village Mall na Barra da Tijuca, a 3ª Edição do Village Classsic a mais interessante e selecionada mostra de carros antigos do estado que tem a curadoria do Veteran Car Club do Brasil. Serão mais de 150 veículos expostos no Espaço de Eventos até o dia 12 de agosto com entrada franca das 12 às 22 h, de segunda a sábado, e das 12 às 20 no domingo.

AUTOS MAIS VENDIDOS DE JULHO
Em julho o Chevrolet Onix manteve a liderança do mercado com 16.856 unidades comercializadas ampliando sua diferença para o segundo colocado no acumulado do ano que é o Hyundai HB20 que em julho foi superado pelo Ford Ka com 9.558 unidades, enquanto o HB20 ficou em 9.124. Na 4ª posição Volkswagen Gol 6.631, 5º Volkswagen Polo 5.828, 6º Fiat Argo 5.476, 7º Jeep Compass 5.630, 8º Renault Kwid 5.203, 9º Chevrolet Prisma 5.016 e em 10º Toyota Corolla 4.364.

PICAPES MAIS VENDIDAS EM JULHO
A Fiat continua na liderança do mercado de picapes mas em julho a Fiat Toro passou a Fiat Strada e assumiu a ponta com 6.226 unidades comercializadas. Em 2º Fiat Strada 5.765, 3º Volkswagen Saveiro 3.635, 4º Toyota Hilux 3.635, 5º Chevrolet S10 2.630, 6º Ford Ranger 1.895, 7º Volkswagen Amarok 1.629, 8º Chevrolet Montana 1.419, 9º Renault Oroch 1.186 e em 10º Mitsubishi L200 997.

error: Conteúdo protegido !!