Coluna Marcus Lauria – 11/08

Ford Escort comemora 35 anos no Brasil

Ford Arquivo Escort 1.8 XR3

O Ford Escort completou 35 anos de lançamento no Brasil. Além da carroceria de “dois volumes e meio”, com frente em cunha, faróis retangulares, janelas amplas e traseira curta, ele se destacava pela agilidade e economia. E ficou famoso principalmente pela versão esportiva XR3, que oferecia a opção conversível.

Lançado no Brasil em 1983, o Escort foi o primeiro carro mundial da Ford e marcou o surgimento dessa tendência, que buscava o compartilhamento de projetos e componentes para reduzir custos. O Escort foi produzindo durante os 20 anos no Brasil.

Quando chegou ao Brasil, o Escort já estava na terceira geração na Europa. Equipado com motor transversal, tração dianteira e suspensão independente nas quatro rodas, calibrada para mercado brasileiro, tinha tamanho compacto (3,97 m) e o menor coeficiente aerodinâmico do país (0,385 Cx).

O Escort oferecia versões a álcool ou a gasolina dos modelos 1.3 e 1.6. O desempenho econômico, a direção leve e agradável, a ampla visibilidade, o baixo nível de ruído e o acabamento interno eram outros pontos elogiados do carro. A embreagem com ajuste automático de folga e a garantia de três anos contra corrosão eram outras novidades.

O Escort foi o primeiro carro brasileiro a oferecer simultaneamente a opção de duas ou quatro portas e tinha três versões de acabamento: básica, L e GL. A versão Ghia, de luxo, chegou depois com vidros e travas elétricos, vidros com efeito dourado, limpador de pára-brisa ajustável e indicadores de desgaste do freio, nível de combustível, óleo e líquido de arrefecimento. Os bancos de veludo e o relógio azul no teto eram itens adicionais de requinte. Atualmente, a Ford usa o nome Escort em um sedã médio produzido na China, que não guarda nenhum parentesco com o antigo modelo.

Novo Polo e Virtus ganham série especial Beats

A partir deste mês, o Polo e o Virtus podem ser equipados com o sistema de som Beats. A novidade, que já está chegando às concessionárias para as versões Comfortline e Highline, traz toda a tecnologia de uma das marcas mais conceituadas no mercado de áudio profissional, além de itens visuais exclusivos. O kit custa R$ 2.872 no Polo Comfortline e R$ 2.278 no Highline. Já para o Virtus, os preços são de R$ 2.083 (Comfortline) e R$ 2.050 (Highline).

O pacote Beats foi desenvolvido em conjunto com os especialistas em áudio da BeatsAudio. Seu sistema de som conta com 300 watts e amplificador digital de 8 canais. O som é fornecido por 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com ajustes especiais. Ambos modelos são equipados exclusivamente com motor 200TSI, com até 128 cv, e transmissão automática de seis marchas. A linha Beats está disponível em quatro cores de carroceria (Prata Sirius, Cinza Platinum, Branco Cristal e Preto Ninja) e tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

O Novo Polo equipado com o sistema de som Beats traz o logotipo alusivo à versão nos para-lamas dianteiros e os espelhos retrovisores pintados em Vermelho Tornado – independentemente da cor da carroceria. Internamente, o destaque fica por conta do acabamento do painel do Novo Polo Beats, que traz a mesma tonalidade (Vermelho Tornado) dos espelhos retrovisores externos. A cor vermelha também dá o tom às costuras dos bancos e ao acabamento dos tapetes dianteiros. Complementa o conjunto a soleira das portas exclusiva. Virtus e Novo Polo equipados com o pacote Beats contam com logotipo da marca de som na coluna “A” (aquela próxima ao para-brisa), bem em cima dos tweeters.

Primeiro McLaren P1 GTR é homologado para as ruas

A McLaren produziu apenas 375 unidades do superdsportivo P1. O modelo de pista, o P1 GTR, é considerado ainda mais exclusivo, não foram produzidas mais de 40 unidades. Este exemplar em particular é especial, além de ter sido o primeiro P1 GTR a sair da fábrica da McLaren, foi também o primeiro dos 40 a ser convertido para circular legalmente nas estradas dos países da União Europeia.

Tal como quase todos os automóveis ultra exclusivos, este P1 GTR mal foi rodado para conservar o seu valor, o hidrômetro marca apenas 1.448 km, está em perfeitas condições. Equipado com um V8 3.8 biturbo eletrico, é um dos mais potentes modelos homologados de todos os tempos, desenvolve mais 86 cv de potência do que o P1 convencional, ou seja, 986 cv e é 50 kg mais leve. Acelera dos 0 aos 96 km/h em 2,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 362 km/h. O modelo encontra-se atualmente à venda na Flórida, EUA. O McLaren P1 GTR foi inicialmente revelado no Salão de Genebra de 2015, o preço anunciado foi de 1,9 milhões de libras (pouco mais de 2,1 milhões de euros).

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