Estado e MP fazem convênio de dados para inibir fraudes

Governador, procurador-geral de Justiça e secretário estadual de Transportes assinam documento

O governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, assinou, na tarde de quarta-feira (08), um convênio com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) visando ao compartilhamento de dados e informações de interesse público, que serão disponibilizadas na plataforma MP em Mapas. A cerimônia, ocorrida no Palácio Guanabara, contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e de autoridades de estado.
– É muito importante estabelecer essa parceria com o Ministério Público visando ao compartilhamento de dados e informações. É mais um convênio que estabelecemos com o MP. Já fizemos com a Educação, Saúde e Detran, disponibilizando todas as informações, e agora com Transportes. É fundamental ter a maior transparência possível, porque acredito que é o que todo cidadão deseja, do Estado e do País – afirmou o governador.
O documento, cuja duração inicial será de 60 meses, foi assinado pelo governador Pezão, procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.
– O objetivo principal desse convênio é apresentar à sociedade os projetos e programas em execução na esfera governamental, com o auxílio da tecnologia, da metodologia e da capacidade analítica desenvolvida pelo MP. Queremos mostrar também a competência dos servidores e gestores que trabalham diariamente para entregar os melhores serviços à população. Mesmo sabendo que sempre há muito a melhorar, sob a orientação do governador, estamos discutindo, implementando e medindo ações que visam dar maior eficiência ao uso do recurso público – ressaltou Rodrigo Vieira.
O convênio contará, ainda, com a interveniência do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Serão compartilhados dados referentes aos programas Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e Vale Social, bem como informações relativas à utilização dos modais de transporte público estaduais (metrô, trem, barcas, Bonde de Santa Teresa, ônibus e vans intermunicipais).
– A nossa plataforma é do Estado do Rio de Janeiro e a ideia é compartilhar conhecimentos. Ninguém é detentor exclusivo do conhecimento. Hoje, todos nós somos vistos o tempo todo.
Então, é nesse sentido que temos que ter um olhar prospectivo, uma visão moderna, buscando atender a população da melhor maneira possível. Tenho certeza de que, em um futuro próximo, iremos colher esses resultados – disse Eduardo Gussem.
Essa medida visa ao estreitamento dos laços técnicos entre as instituições, que já atuam juntas no desenvolvimento da nova solução de bilhetagem eletrônica interoperável para os modais intermunicipais. Esse trabalho conjunto possibilita a construção de novas políticas públicas integradas e a otimização das já existentes, relacionadas ao setor de Transportes.
Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio o defensor público geral, André Castro; o secretário estadual de Educação, Wagner Victer; o Controlador Geral do Estado, Nestor Lima de Andrade; o presidente do Detran, Leonardo Silva Jacob; o gerente de projetos do Proderj, Thales Rodrigues; representantes da Secretaria de Transportes, entre outros.

error: Conteúdo protegido !!