Paes visita Nova Iguaçu e promete batalhões e Faetecs

Ivan Terixeira/Jornal de Hoje

Ao visitar a cidade de Nova Iguaçu ontem pela manhã, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), recebeu uma “Carta-Proposta” com sugestões do que a região precisa. O documento, assinado pelas entidades empresariais, apresenta sugestões nas áreas da mobilidade urbana, segurança pública, saúde, educação, turismo e fazenda.

O encontro, organizado pelo médico Luiz Antônio Teixeira Junior, o Luisinho, ex-secretário de saúde de Nova Iguaçu e do estado, reuniu centenas de pessoas, entre empresários e lideranças políticas, na rua Dr. Mário Guimarães, 520, no centro. No final, Paes falou da vontade de acertar as contas do estado, para ter fôlego de cuidar de projetos, dentre eles a construção batalhões.

A Carta-Proposta

Ivan Terixeira/Jornal de Hoje

Paes ouviu da classe empresarial que Nova Iguaçu vem sofrendo há muito, desde que os distritos foram embora (emancipados) e que Nova Iguaçu precisa de um choque de amor do governo do estado. “Se há um projeto para a Baixada, que mãe da Baixada, que é Nova Iguaçu, seja a primeira cidade a receber esse projeto”, reivindicou um dos empresários, que criticou o fato da cidade não ter um portal de entrada. A classe empresarial reclamou ainda que moradores dos bairros de Nova Iguaçu evitam compras no comércio do centro, pois o trânsito ruim não permite que as pessoas façam previsão de hora de chegar e de sair.

A ‘Carta-Proposta’, assinada por entidades empresariais, traz sugestões não apenas de mudanças na mobilidade urbana, para melhorar o sistema de transportes e trânsito da cidade, mas também para as áreas de segurança, cultura, educação, turismo, saúde e outros. “A extensão da Via Light até Cabuçu e Avenida Brasil, com uma linha do BRT passando entre eles, seria muito bom”, sugere os empresários.

Luisinho – Nascido em Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira, o Luisinho, candidato a deputado federal, recebeu elogios do empresário Antônio Alpino, pelo trabalho executado em defesa da saúde de Nova Iguaçu e do estado, quando comandou a pasta. O empresário colocou nas mãos de Eduardo Paes a responsabilidade de firmar compromisso com Nova Iguaçu. “Eduardo Paes já deu exemplo de capacidade e ousadia, quando prefeito do Rio. Estamos precisando de sua audácia e sua coragem para tirar o estado dessa situação”, disse Alpino. Já a desembargadora Letícia Sardas, que foi presidente do TRE-RJ, promotora e juíza em Nova Iguaçu, também elogiou a coragem e a postura de Paes como político.

Zona Franca da Baixada – Luisinho reafirmou a sua vontade de criar na região a Zona Franca da Baixada, com o propósito de gerar emprego, renda e investimentos para os municípios que compõem a região. Ele exibiu um slide mostrando os números da violência, entre os quais Queimados se destaca como o município mais violento entre os 123 mapeados no Brasil. Lembrou que enquanto Ipanema tem 1 PM para cada 291 habitantes, na Baixada é 1 PM para cada 1.136 moradores, contrariando o padrão ONU de segurança, que é de um policial para cada 450 habitantes.

Palavra de Paes
Perguntado pelo JH se o fato de ser cria do PMDB, de onde recebe respaldo político para ser candidato ao governo, não atrapalha a eleição, ele responde de forma evasiva. “Vamos esperar prá ver…vamos esperar”, respondeu. Porém, antes, respondendo a “Carta-Proposta”, o ex-prefeito do Rio disse que “é preciso fazer o dever de casa”, ou seja, “acertar as contas do estado”, e ganhar a credibilidade financeira para executar projetos, construir novos batalhões e mais Faetecs. “O Estado precisa de uma transformação estrutural em suas contas, já que o PIB caiu entre 7 e 7.5%. Algumas necessidades passam por Brasília, em parceria com o governo federal. Tivemos que puxar o saco do Lula e da Dilma para conseguir coisas para o Rio”, disse, prometendo cuidar de Nova Iguaçu e da Baixada.

error: Conteúdo protegido !!