Caxias é finalista no concurso de mobilidade

Secretário de Urbanismo e Habitação Leandro Guimarães, arquiteto Marcio Wixak (jaqueta preta) e equipe de urbanismo
Paula Renieri

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, é finalista da segunda edição do concurso internacional “Ciudad para las Personas”, que acontece na Argentina. Com a iniciativa da cidade de Buenos Aires e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o concurso premia projetos governamentais de cidades da América Latina e do Caribe que visam o desenvolvimento de “cidades mais humanas e sustentáveis”.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação participa pela segunda vez do concurso e este ano apresenta o projeto “Imbariê Mobi: Desenvolvimento a partir do transporte”, coordenado pelo diretor de Planejamento Urbano da Subsecretaria de Urbanismo, Marcio Wixak Vieira, e pela Chefe de Regularização Fundiária, Laís Andrade de Costelha. Com uma proposta centrada na remodelação da estação de trem de Imbariê, no Terceiro Distrito de Caxias, transformado a mesma em uma estação de Intermodal, com a inclusão de uma estação de ônibus, uma estação do VLT e bicicletário, ficando entre as três cidades finalistas na categoria “Mobilidade Sustentável”, no qual concorreram várias cidades de toda a América Latina. As outras finalistas na categoria são: San Isidro (Perú) e Cipolletti (Argentina).

Marcio Wixak Vieira conta o porquê da estação de Imbariê ter sido escolhida para ser a estação modelo desta edição do projeto: “Imbariê foi escolhida por ser distante do centro, dentro de um projeto maior de fortalecimento da cidade, com a intenção de estimular o desenvolvimento destas áreas, com foco nas pessoas e na mobilidade sustentável, e evitar o movimento pendular para o centro de Caxias, ou para o centro do Rio de Janeiro (ou de outros municípios). Nossa intenção é oferecer mais qualidade de vida aos cidadãos de Duque de Caxias, através de projetos urbanos que coloquem a pessoa em primeiro lugar, e valorizem os meios de transportes mais sustentáveis, incluindo a mobilidade a pé e de bicicleta”.

Além de Marcio e Laís, também participaram da execução do projeto Mariana Fernandes Mello, arquiteta e urbanista, e os estagiários de arquitetura e urbanismo Gabriel Pires, Leonardo Uemura, e Mariane Guimarães e o estagiário de Geografia, Osmar Paulino. Em 2017 a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação participou do mesmo concurso, mas na categoria “Reviver a Cidade”, também sendo selecionada entre os três melhores projetos apresentados. Para o Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, a iniciativa estimula o crescimento da cidade:

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação fomenta o desenvolvimento dos profissionais que atendem na urbanização do município, incentivando a participação em diversos concursos de forma geral, para acompanharmos as tendências e fazer com que os projetos atendam a necessidade da região. O município de Duque de Caxias é a segunda potência do Estado e precisamos de profissionais capacitados para desenvolver projetos que atendam a necessidade do município”.

As cidades vencedoras serão anunciadas no Segundo Congresso Internacional de Urbanismo e Mobilidade, a ser realizado em Buenos Aires, em 29 e 30 de Agosto. O vencedor vai participar de um workshop para apresentar e discutir o projeto com especialistas em planejamento urbano e mobilidade sustentável.

error: Conteúdo protegido !!