Espaço de fisioterapia e reabilitação cardíaca será inaugurado em Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Setor vai atender, por mês, mais de mil pacientes vindos de diversas cidades da Baixada Fluminense Foto: Luiz Ambrósio-PMQ
Setor vai atender, por mês, mais de mil pacientes vindos de diversas cidades da Baixada Fluminense
Foto: Luiz Ambrósio-PMQ

O Cento Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) de Queimados, que chega a atender em média 1.200 pessoas por dia da cidade e de grande parte da Baixada Fluminense, ganha hoje, às 18h, dois setores terapêuticos voltados para reabilitação de pacientes: sala de fisioterapia e o Centro de Reabilitação Cardíaca. Os novos setores, totalmente equipados, têm o objetivo de auxiliar na recuperação de pessoas que sofreram derrames – Acidentes Vascular Encefálico (AVEs) – causando paralisia facial e/ou parcial dos membros causados, infarto e estão em fase de observação pós-cirúrgica e complicações por diabetes (amputados em fase de pré e pós-protetização).
As salas vão contar com equipamentos como esteiras, bicicletas ergométricas, halteres de academia (pesos), barra paralela, espaldar para alongamento e fortalecimento muscular, escada/rampa para trabalhar a coordenação motora, discos proprioceptivos para o equilíbrio, bolas para exercícios de pilates, além de ultrasom e infravermelho para relaxamento muscular. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, os setores de reabilitação serão referência de atendimento na região. “Os novos setores terão capacidade para atender mais de 1 mil pessoas por mês. Seguindo a determinação do prefeito Max Lemos nosso objetivo sempre será cuidar das pessoas. Com esse novo espaço, vamos trabalhar na reabilitação de pacientes com derrames e infartos”, confirmou.

Equipe médica multidiciplinar atuará no  CETHID na recuperação dos pacientes Foto: Luiz Ambrósio-PMQ
Equipe médica multidiciplinar atuará no CETHID na recuperação dos pacientes
Foto: Luiz Ambrósio-PMQ

Ao todo, as equipes de profissionais serão compostas por um cardiologista, um enfermeiro, oito fisioterapeutas, um educador físico e um técnico de enfermagem.  O tratamento de fisioterapia vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já o Centro de Reabilitação vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a coordenadora geral da unidade, Maria Deotéria (Déo), os pacientes com prontuários médicos registrados na unidade vão poder utilizar o espaço. “Queremos oferecer sempre o melhor serviço aos pacientes. Quem faz algum tratamento aqui com prontuário médico também vai pode fazer a fisioterapia Com esses novos setores, vamos aumentar ainda mais nossa capacidade de atendimento. O Cethid já trabalhava muito a parte preventiva e de diagnóstico através dos exames no Centro de Imagens e, agora, também vamos trabalhar a reabilitação”, contou.
Centro de imagens para exames

O Centro Especializado foi reinaugurado no final de 2010 e oferece atendimento nas especialidades de clínico geral, cardiologia, fisioterapia, endocrinologia, angiologia, psicologia, oftalmologia, entre outras. A unidade ambulatorial conta ainda com o centro de imagens de média complexidade especializado em exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, eletroencefalograma, ecocardiograma com doppler e o teste ergométrico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!