Unigranrio/Caxias recebe Festival Ver Cine com 76 curtas e longas

Cinema para encher a tela e os olhos de quem gosta de arte. A Unigranrio/Caxias recebe pela primeira vez o Festival Ver Cine, festival de cinema que este ano chega à sexta edição, de 27 a 30 deste mês, com curtas e longas-metragens de vários gêneros, bem ao agrado do público, que terá a oportunidade de ver, de graça, 76 produções que concorrerão aos troféus de melhores do ano, em quatro categorias. A expectativa, segundo o produtor do Ver Cine, Flávio Machado, é de que cinco mil pessoas assistam aos filmes. Conheça toda a programação: www.vercine.com.br

O Festival recebeu 1.106 inscrições de produções procedentes de todas as regiões do país e, ainda, da Rússia, país que será destacado na Mostra Panorama Internacional. Local do evento: Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias. Em todas as sessões, a entrada será gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início de cada sessão.

Cinema ao alcance de todos

As produções concorrem às seguintes categorias: melhor documentário de curta-metragem, melhor documentário de longa-metragem, melhor ficção de curta-metragem e melhor videoclipe. Flávio Machado, que é membro da Academia Brasileira de Cinema, informa que “a cada ano, o Festival recebe mais inscrições” e que “o objetivo é promover a cinematografia nacional, considerando-se os diferentes gêneros e formatos, possibilitando o intercâmbio para a produção de todos os estados e, também, o acesso democrático do público da Baixada à recente produção audiovisual brasileira”.

Na sessão de abertura do Festival, dia 27 de agosto, às 19h15m, no cinema da Unigranrio, será exibido o longa “A Glória e a Graça”, dirigido por Flávio Ramos Tambellini (2017).

O filme tem o elenco encabeçado por Carolina Ferraz e Sandra Corveloni e conta a história de Glória (Carolina Ferraz), travesti bem-sucedida e feliz com suas conquistas, mas que vive distante de Graça (Sandra Corveloni), sua irmã. Quando Graça descobre uma doença terminal, as duas vão tentar aproximar as famílias para restabelecer as relações entre os primos.

“Bingo – O Rei das Manhãs”, será exibido no encerramento do Festival, dia 30 de agosto.

Este longa foi dirigido por Daniel Rezende e estrelado por Vladimir Brichta e Leandra Leal. O filme é a cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo, exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas, por sempre estar fantasiado, frustração que o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.

A programação do Festival apresentará, ainda, três mostras competitivas especiais.

A Mostra DiVerCine (dia 29, às 19h30m), que apresentará curtas-metragens que têm como temática a diversidade sexual, foi realizada pela primeira vez em 2015. A série volta este ano com cinco filmes na programação: “Hosana nas Alturas”, de Eduardo Varandas Araruna; “Nomes Que Importam”, de Ângela Donini e Muriel Alves; “Shala”, de João Inácio; “Tendência”, de Jonathan Costa; e “Vaca Profana”, de René Guerra.

Mostra Baixada em Foco (dia 30) e Mostra Panorama Internacional (dia 29) fecham o Festival.

Mostra Baixada em Foco acontece pela terceira vez nesse Festival, com exibição de oito curtas produzidos por produtores da Baixada Fluminense. Flávio Machado explica que os filmes da “Mostra Baixada em Foco” serão exibidos no dia 30 de agosto, às 16h. Mostra Panorama Internacional é mais um segmento desse Festival, que terá como novidade cinco curtas-metragens produzidos na Rússia. “Caberá ao público presente nessa sessão a escolha do país que deverá receber destaque na próxima edição”, confirma Flávio. A Mostra Panorama Internacional será exibida no dia 29 de agosto, às 16 horas.

error: Conteúdo protegido !!