Orquestra Sinfônica Brasileira abre inscrições para o projeto Conexões Musicais

A Orquestra Sinfônica Brasileira, um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país, abrirá espaço em seu palco para até 20 músicos da cidade de Mangaratiba, interior do estado do Rio de Janeiro. Os músicos residentes no município, interessados em participar demasterclasses, workshops e, no final do ciclo, tocar em um concerto junto com a OSB, devem se inscrever, gratuitamente, no dia 20 de agosto. A ação faz parte do Conexões Musicais, um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro.A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, a Vale, a Eneva e a Brookfield como Patrocinadoras.

Os músicos interessados devem comparecer das 10h às 18h, na Fundação Mario Peixoto (Rua Fagundes Varela, 146, Centro – Mangaratiba), munidos de documento de identidade e comprovante de residência. Até 50 músicos locais serão pré-selecionados pela Secretaria de Educação e Cultura de Mangaratiba, e, posteriormente, passarão por uma audição, com integrantes da OSB. Até 20 poderão ser escolhidos para tocar junto com a Orquestra, em um grande concerto que acontecerá no dia 17 de Novembro. Eles participarão de workshops,masterclasses e de um ensaio com a OSB, no Rio de Janeiro, antes da grande apresentação.

A culminância se dá com um grande evento em um espaço público da cidade onde, antes do concerto da OSB (contando com a participação de até 20 músicos locais), grupos musicais do município, como bandas de fanfarra, bandas militares e orquestras se apresentam também. Uma surpresa que a Orquestra Sinfônica Brasileira prepara é a execução do hino da cidade e deuma obra de um compositor da comunidade. “Nosso grande objetivo é jogar luz sobre as instituições musicais dessas localidades, bem como aos músicos e grupos atuantes de cada cidade. Embora a sede na Orquestra Sinfônica Brasileira seja no Rio de Janeiro, o próprio nome já sugere: Somos a Sinfônica Brasileira” – explica o diretor artístico da OSB Pablo Castellar.

error: Conteúdo protegido !!