Visão Geral – 15/08

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Nova Iguaçu é escolhida para pesquisa de Educação Financeira

Uhu, Nova Iguaçu! A cidade está entre as escolhidas para desenvolver o Projeto de Pesquisa de Educação Financeira Cidadã para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza. A Secretaria de Assistência Social (Semas) assinou na última terça-feira (11) um acordo de cooperação técnica com a entidade internacional Fundacion Capital – FUNDAK.

 

Bola Murcha

Moradores do centro de Miguel Couto andam sem dormir direito nas madrugadas dos finais de semana. Segundo eles, bandos de motoqueiros fazem algazarra pelas ruas até o amanhecer. Os ‘bondes’ são compostos por jovens, em sua maioria. Os rapazes aparentam estar ‘doidos’, de acordo com informações que chegam à coluna.
Doidera de madruga sobre motos, ninguém merece.

 

Jornalista Alberto Marques morre
em Duque de Caxias

150814 H41Morreu o jornalista Alberto Marques Dias. Ele tinha 75 anos e estava internado no Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, desde a tarde de quinta-feira (13), por problemas no coração. Ele faleceu nas primeiras horas de ontem. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Duque de Caxias e o sepultamento acontecerá neste sábado (15), às 16h, no Cemitério Nossa Senhora das Graças (Tanque do Anil), na Rua Marechal Bento Manoel, s/nº, Vila Operária, Duque de Caxias. Alberto Marques, que também era advogado, era uma referência no jornalismo da Baixada Fluminense, onde atuava há mais de 50 anos. Atualmente, além de assinar a coluna “Ponto de Observação” no jornal Capital, mantinha um blog na internet há muitos anos, o qual atualizava todas as semanas, com mais de 1,3 milhão de acessos. Ele começou sua vida profissional como professor e depois, advogado. Com relação ao jornalismo, ele costumava dizer que escolheu a profissão de jornalista “por convicção”. Por sua dedicação e amor à causa, influenciou vários profissionais ao longo dos anos. Ele passou pelos dois jornais mais antigos de Duque de Caxias, como a “Folha da Cidade” e “O Municipal” e, ao longo dos anos obteve o reconhecimento através de várias homenagens e prêmios, como o de “Comunicação do Lion’s Club Internacional” em 2007, 2009 e 2010, o de “Destaque da Comunicação”, em 2008, pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense, e o de “Destaque de 2009” do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias. Era membro correspondente da Academia de Letras de São João de Meriti e secretário da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF).

 

Ações estranhas
na praça

Recentemente, a histórica Praça do Skate, em Nova Iguaçu, ganhou reformas importantes e elogiadas, realizadas pela prefeitura da Cidade. Porém, ações estranhas acontecem no espaço e deixam moradores vizinhos preocupados, conforme uma senhora relatou à coluna: “Por semana, várias vezes da varanda de meu apartamento, vejo grupinhos de adolescentes comprando algo de pessoas mais velhas, que pode ser droga. Não dá para identificar, pois eles acobertam o momento do repasse com o corpo”, conta a moradora.

 

Ações estranhas
na praça (2)

A mesma moradora relata, ainda, que de uns tempos para cá, a ronda policial deixou de acontecer nas imediações da praça com frequência. “Antes a presença da polícia várias vezes por dia inibia os traficantes e a tranquilidade era maior”, acrescenta. “Até prisões a PM fazia, mesmo com o ‘vendedor’ voltando ao local no dia seguinte”, ressaltou. Para os moradores o retorno das rondas seria “uma ótima”. “Ter a polícia por perto é sempre bom para pessoas de bem e preocupante para vendedores e usuários de drogas”, concluiu a senhora.

 

Redução de salários
na Câmara de N. Iguaçu

Depois da repercussão positiva sobre a posição do prefeito Nelson Bornier em reduzir salários para suportar o rombo provocado pelo Governo Federal no caixa da prefeitura, espera-se que o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Morais, faça o mesmo, embora os poderes sejam independentes. Vale dizer: o salário dos vereadores é depositado pelo Pode Executivo. A coluna ouviu dois vereadores, que pediram anonimato, e se manifestaram favorável à redução de seus salários no combate à crise que afeta o país e a cidade.

 

‘Breu’ que assusta em Morro Agudo

Depois das 18h, o trecho entre a esquina da Rua Padre Aluisio Rucha com Wilson Gomes de Oliveira e a Thomaz Fonseca, no centro de Comendador Soares, fica numa escuridão que dá medo e causa transtornos para quem precisa passar por ali. No meio do ‘breu’ tem um ponto de ônibus e o risco de assaltos é grande. Fica o alerta ao setor de iluminação pública da Prefeitura de Nova Iguaçu.

 

Mesquita e a
Olimpíada

A Prefeitura de Mesquita, representada pela secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel), participou na quinta-feira (13), no Tribunal de Contas da União, de uma reunião sobre a importância das Olimpíadas de 2016 para o Brasil, e principalmente para o Estado do Rio de Janeiro. Outros municípios também estiveram presentes ao encontro. O evento teve como objetivo debater, com a sociedade, informações acerca das Olimpíadas e apresentar os principais assuntos fiscalizados pelo TCU.

 

Mesquita e a
Olimpíada (2)

Foram discutidos temas como a Transparência, organização e governança dos Jogos; Resultado Operacional do Comitê Rio 2016; Legado referente ao uso de arenas e instalações esportivas; Planejamento e execução de obras esportivas; Aeroportos no Rio de Janeiro; Turismo; Hospedagem; Segurança para as Olimpíadas; Suprimento de energia elétrica para os Jogos, entre outras ações. Em Mesquita, alunos da rede participam nas escolas de atividades olímpicas.

 

Mesquita e a
Olimpíada (3)

Durante o encontro, palestras sobre a Governança nas Olimpíadas Rio-2-16, Evolução da prática esportiva, Organização dos esportes no Brasil, Mobilidade Urbana, Funcionamento das Vilas Olímpicas e Segurança, entre outros temas, foram ministradas pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, pelo ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro, e pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades. Para secretária da Semectel, Áurea Lobo, o encontro foi um marco.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!