SORTE NO JOGO, por Geraldo Pereira – 21/08

RESULTADO SEQUENCIAL
Se você tivesse que apostar na Mega-Sena com apenas uma das duas opções de jogo simples listadas abaixo, qual você escolheria?
1º jogo: 7 – 16 – 23 – 34 – 48 – 52
2º jogo: 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6
É muito provável que a maioria das pessoas prefira o primeiro jogo. Até mesmo quem conhece a Teoria da Probabilidade pode ficar um pouco receoso em apostar no segundo jogo. Uma justificativa que já ouvi de alguns é a de que “na teoria” as chances são iguais, mas na “prática” não, afinal de contas, jamais se verificou até hoje, na história da Mega-Sena, uma seqüência de seis dezenas consecutivas.
Na análise que segue, considerarei que o sorteio é feito colocando-se 60 bolinhas brancas dentro de um globo, com adesivos em cada uma delas indicando as dezenas de 1 a 60.
Suponha que o jogador apostou no segundo jogo. Por gostar de emoção, esse jogador pede que as seis bolinhas numeradas de 1 a 6 sejam pintadas de vermelho.

TROCOU
No início do sorteio, o jogador muda de ideia em relação à aposta. Convencido de que a combinação “maluca” escolhida por ele é muito menos provável em relação às demais, ele decide então apostar no primeiro jogo. Já que não é possível remover a tinta das bolinhas vermelhas, o organizador propõe que os números das bolas sejam trocados, para que o jogador continue tendo emoção durante o sorteio. Assim, troca-se o adesivo com o número 1 de uma das bolas vermelhas com o adesivo de número 7 de uma das bolas brancas, e o mesmo procedimento é feito entre os números das bolas 2 e 16, 3 e 23, 4 e 34, 5 e 48, e 6 e 52.

MUDOU?
Após essas trocas de números, a chance do jogador ganhar, apostando agora no primeiro jogo, continua sendo equivalente à probabilidade de que estas seis bolinhas vermelhas sejam sorteadas. Igual, portanto, à chance de ganhar apostando no segundo jogo. Ou você acha que a chance das 6 bolinhas vermelhas serem sorteadas mudaria só porque os seus números foram trocados? É evidente que não.

error: Conteúdo protegido !!