Festival de Música anima alunos de Queimados

Projeto que desenvolve atividades lúdicas de canto e dança acontece nas escolas de Educação Infantil até o próximo sábado (25)
Thiago Loureiro

Uma manhã de música, dança e diversão. Assim começou o dia de ontem, segunda-feira (20), para os alunos da rede municipal de ensino em Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Festival de Música da Educação Infantil, que faz parte da 2ª edição do projeto Música e Ludicidade.
Alunos da Creche Matilde Clotilde Martins Lemos, no bairro São Jorge, e da Escola Monteiro Lobato, no bairro São Francisco, apresentaram diversas canções desenvolvidas em sala de aula durante o ano letivo. O Festival termina no próximo sábado (25), na Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, no bairro Vila São João.
Primeira a se apresentar nesta segunda, uma turma de 20 alunos com idade entre 2 e 3 anos da Creche Matilde Lemos, cantou e dançou músicas infantis famosas como ‘O Relógio’, de Vinicius de Moraes.
Já na Escola Municipal Monteiro Lobato, cerca de 300 alunos do pré ao 1º ano (idade entre 4 e 5 anos) ocuparam o lugar central da quadra da instituição para encantarem pais e responsáveis da comunidade com apresentações de cantigas tradicionais brasileiras como ‘ A Linda Rosa Juvenil’ e até balé, dançado pela pequena Eshley Victória (5).
De acordo com Ana Paula Santana, articuladora da Educação Infantil da cidade, a proposta do projeto é promover ações pedagógicas em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos pequenos por meio do contato com a linguagem artístico-musical.
“O foco do Festival de Música é o desenvolvimento infantil. Aspectos como a oralidade e a expressão corporal são estimulados por meio do canto e da dança. Queremos trabalhar os o lado emocional e intelectual das crianças por meio de atividades lúdicas que gerem uma aprendizagem significativa”, explicou a educadora.
O Secretário da Pasta, Lenine Lemos, comentou a importância da iniciativa, que acontece sob o tema ‘Quem ama a sua história conserva a sua memória’. “A própria direção das escolas organiza as apresentações artísticas dos alunos de acordo com as estruturas e o número de estudantes de cada uma. É algo de extrema valia para a evolução de nossas crianças”, declarou o gestor.

error: Conteúdo protegido !!