Impacto do terremoto na Venezuela é moderado no norte do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O terremoto que atingiu a Venezuela e afetou também o norte do Brasil causou impactos em Boa Vista, capital de Roraima. Os tremores foram percebidos de forma moderada sem efeitos mais expressivos. A sensação foi de surpresa entre brasileiros e imigrantes venezuelanos.

No momento do tremor, a sensação foi de susto, mas sem pânico, em um dos abrigos destinados a venezuelanos em Boa Vista, onde estão várias famílias, inclusive algumas que deixaram Pacaraima, depois do conflito no último sábado (18).

Uma equipe da Agência Brasil estava em um abrigo quando a reportagem percebeu que cadeiras e mesas balançavam. Durou poucos segundos. Só depois, houve a confirmação do terremoto e que o epicentro foi na Venezuela.

No abrigo havia crianças e adolescentes. Apesar da surpresa, a rotina foi mantida sem alterações nem demonstrações de medo.

O Centro Sismológico da Universidade de São Paulo (USP) informou que o terremoto alcançou a magnitude de 7,2 e também foi sentido nas cidades e imediações de Manaus, Macapá e Belém. Apesar da alta intensidade, não houve registro de vítimas.

Fundação descarta réplicas de terremoto na Venezuela

Após o terremoto que atingiu magnitude 6,9 na região de Sucre, na Venezuela (Funvisis), não há registro de novos tremores no país, segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas na rede social Twitter. Também não há previsão de tsunamis.

Porém, o Instituto Geological Survey, dos Estados Unidos, informou que a magnitude do terremoto foi de 7,3.

Em entrevista coletiva concedida ontem (21), o ministro do Interior, Justiça e Paz, Nestor Reverol, informou não haver relatos de mortes em decorrência do terremoto.

“Até neste momento, não nos relataram baixa alguma. Estamos em coordenação com os governadores”, disse o ministro. “Pedimos tranqüilidade à população venezuelana para que possamos atuar com calma.”

A Funvisis informou que o epicentro dos tremores foi a 19 quilômetros de Yaguaraparo, no estado de Sucre, às 17h31 de ontem. O ministro do Interior acrescentou que foram sentidos efeitos do terremoto também em Delta Amacuro, Nueva Esparta, Monagas, Bolívar, Carabobo, Aragua e Caracas.

O centro do sismo ocorreu a 123,2 km de profundidade, com impactos também na região de Roraima, Colômbia e Trinidad y Tobago.

Agência Brasil

por Débora Brito e Marcelo Camargo – Enviados especiais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!