Baixada registra os maiores índices de criminalidade do estado

A região tem alto índice de homicídios e vem se tornando reduto de traficantes desde a implantação das UPPs no Rio

Nos últimos meses, a Baixada Fluminense tem sido destaque na mídia com a divulgação de que Queimados foi alçada ao posto de cidade mais violenta do Brasil. A região tem reunido os maiores índices de criminalidade do Estado do Rio de Janeiro. A taxa de letalidade violenta (agrupa os óbitos ocasionados por lesão corporal seguida de morte, latrocínio, homicídio doloso e homicídio decorrente da intervenção policial) para cada 100.000 habitantes mostra a dimensão do problema.

Nos dados do Instituto de Pesquisa Aplicada, IPEA, e do Fórum nacional de Segurança Pública, divulgados esse mês (agosto/2018) referentes às letalidades violentas no ano de 2016, a Cidade de Queimados alcançou a primeira posição com 134,9 mortes para cada 100.000 habitantes. Dos 13 munícipios incluídos no grupamento Baixada, usado pela Secretaria de Segurança, 11 estão na lista das 100 cidades com maior número de letalidades violentas do Brasil.

O Instituto de Segurança Pública, ISP, divulgou dados do primeiro bimestre de 2018 por circunscrição de delegacias, um município da Baixada aparece em primeiro lugar em cinco categorias de crimes, dentre as seis listadas.

Indicadores sociais e violência

O Atlas da Violência/2018, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, FBSP, relacionou a violência aos indicadores sociais: “A violência no Brasil é extremamente concentrada em algumas regiões e municípios, sobretudo naqueles que têm os piores indicadores sociais”. A Baixada Fluminense soma pobreza e desigualdade. E, sem dúvida, um dos piores resultados dessa equação é a violência.

O Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento publicou em 2013 o Atlas Brasil com dados comparados de renda, que mostram exatamente a desigualdade na Baixada Fluminense, com índices que indicam a vulnerabilidade social da população.

error: Conteúdo protegido !!