O Sapo Barbudo

*Célio Junger Vidaurre

Essas manifestações anunciadas pelos integrantes do Partido dos Trabalhadores, principalmente, pelos incentivos provocados por Luiz Ignácio Lula da Silva que, através de Brizola, foi apelidado de “Sapo Barbudo”, foram verdadeiros fracassos, tanto em Brasília, como em qualquer outra grande cidade brasileira. Ficou demonstrado que a capacidade de mobilização dos chamados movimentos sociais dos esquemas do governo não existe mais. Na marcha da última semana patrocinada pela CUT, até deputados foram agredidos por sindicalistas que, também foram atingidos pelos seguranças do Congresso. Um vexame inexplicável.
O governo de Dilma Rousseff é desacerto atrás de desacerto, pois, nem o convite feito ao atual Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para ser o articulador principal, teve êxito. Padilha que é um quadro antigo do PMDB, foi pensado para ser o homem forte do governo, mas, Michel Temer não deixou ninguém a partir de agora a mandar mais do que ele. Vai representar Dilma em tudo, só não vai mandar mais do que a Presidente porque aí seria demais. Já pediu e Dilma já extinguiu o cargo que era de Pepe Vargas.
O governo está dividido entre Dilma e Temer que, no andar da carruagem, vai interferir em todas as ações. Totalmente desgastado, o ex-Ministro Vargas deverá assumir outro cargo de menor importância, pois, não estava conseguindo articular nada em benefício do governo, foi uma lástima sua participação como titular da Secretária de Recursos Institucionais que já foi extinta para Michel Temer conduzir as relações do governo com o Congresso Nacional, onde Renan Calheiros e Eduardo Cunha resolveram criar problemas insolúveis para a Presidente que, por sinal, anda perdida, perdidíssima. Outro fato relevante é a tristeza em assistir o irmão de Genoíno, deputado José Guimarães, e o deputado Sibá Machado nas suas colocações em prol do governo petista, ambos não conseguem convencer ninguém em Brasília, ficam acabrunhados depois que falam e percebem que não são aprovados como interlocutores do governo. Os petistas estão perdendo, a passos largos, tudo o que alcançaram com a chegada ao poder central. Também, com Guimarães e Sibá querem o que?
Na verdade, ao delegar a articulação política ao Vice Temer, a Senhora Dilma perde a hegemonia política que detinha, pois, essa raposa do velho PMDB sabe das coisas da política como ninguém e pode, a qualquer momento, destronar a Presidente após os movimentos de rua crescerem e ela ficar refém de seu articulador que, como se sabe, está pertinho de chegar aonde deseja. Dilma perdeu-se, Lula já não é mais atendido como antes e no PT, a maioria dos chamados homens fortes, ou estão na cadeia ou estão a caminho por responderem a processos complicados na Justiça.
Mais do que claro está quando as investigações sobre petistas corruptos avançam, vendo-se nas delações premiadas a comprovação a cada dia de como roubaram esses petistas aliados de Lula e Dilma e, finalmente, com a opinião pública atenta sobre tudo o que os governistas pensam em executar. Só que, de agora em diante, Dilma irá perguntar a Michel se pode. Depois tem que se saber o que Renan e Cunha acham. Nem o Sapo Barbudo salva a Presidente. Acontece que o poder acabou-se e só ficou a grana!

*Célio Junger Vidaurre é articulista.

error: Conteúdo protegido !!