Ministério da Saúde libera novo fumacê para combater mosquito da dengue em Japeri

O prefeito de Japeri, em exercício, Cezar Melo, e o secretário municipal de Saúde, Charles Gonçalves, receberam, das mãos do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a chave da caminhonete (pick-up) 0 km, que vai auxiliar as ações de vigilância em saúde no município.

Também conhecido popularmente como fumacê, o novo veículo será dotado de aparelho que lança no ar fumaça de substância para matar mosquitos.

O evento, realizado na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio, beneficiou também outros 13 municípios. Os novos veículos vão reforçar a estrutura do estado no combate a vetores do mosquito Aedes AegYpti, responsável pela transmissão de doenças, como dengue, zica e chikungunya.

Gilberto Occhi disse durante a solenidade que conta com o apoio de todas as prefeituras para combater, não apenas as endemias relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, mas todas as demais endemias. “Todos nós, individualmente, somos responsáveis por ações de prevenção e promoção à saúde”, frisou o ministro.

Para Cezar Melo, a parceria do Governo Federal chega em boa hora para ajudar a Prefeitura a intensificar ainda mais as ações de combate a endemias, protegendo os japerienses do mosquito que já matou, em todo o país, apenas em 2018, 92 vítimas da dengue, duas outras da zica, além de ter provocado mais 23 óbitos por conta da chikungunya.

Na avaliação do secretário de Saúde, esse é o momento de unir forças, para que a cidade possa reduzir o número de criadouros do Aedes Aegypty e assim impedir o mosquito de nascer. “A dengue é uma doença grave, que pode levar a morte”, advertiu, conclamando a população a ajudar a Prefeitura a combater às endemias no município.

O secretário lembrou ainda que a melhor forma de se evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para sua criação. Para isso, segundo ele, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, ou seja, todos os materiais que podem facilmente ser retirados e eliminados enquanto potenciais criadouros.

 

 

error: Conteúdo protegido !!