Metas da Educação de Japeri para crescimento do Ideb

As determinações na educação de Japeri, agora sob o comando do vice-prefeito Cesar Melo e da secretária de educação Roberta Bailune, contribuíram para o desenvolvimento da educação do município.

A secretário de Educação de Japeri, Roberta Bailune, disse nesta terça-feira (4) que o bom desempenho do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017 é uma conquista da Prefeitura, dos alunos, educadores, gestores, diretores, orientadores pedagógicos, equipe técnica e de toda a população do município.
“Estou muito feliz com este resultado do Ideb, é uma realização de todos, uma semente que estamos plantando ao longo do tempo e que agora passamos a colher. É fruto ainda do comprometimento de todos os profissionais da educação”, festejou, lembrando que Japeri saiu na frente de muitos municípios com mais estrutura e recursos econômicos.
Criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o Ideb atribuído a Japeri deu um grande salto, saindo do antepenúltimo para o 4º lugar na classificação Geral, com 3.8, atrás apenas de Queimados (4.55), Rio (5.2), Niterói (4.80) e Paracambi (4.85.
Japeri, atualmente sob a gestão do vice-prefeito Cesar Melo, foi ainda a segunda cidade da Região Metropolitana com melhor crescimento (15,15) no Ideb de 2017, contra 18.18 de Queimados. Já em comparação a 2015, Japeri pulou da 92ª (antepenúltima), para a 64ª posição, em 2017, nas provas aplicadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Em relação ao 5º ano, o município subiu para a 85ª posição.
Foram destaque do Ideb 2017 as Escolas Municipais Vila Conceição (com nota 5.4, a maior de Japeri), Duque de Caxias Tânia Maria da Silva, Carnaval Basílio, vereador Paulo Félix Saudade e Bernardino de Melo.
“É muito bom saber que a gente está fazendo a coisa certa. O nosso objetivo, agora, é perseguir a meta estipulada pelo Ministério da Educação e vamos continuar trabalhando para isso”, anunciou Bailune, prometendo focar ainda mais atenção nos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Foi no segundo segmento do Ensino Fundamental que Japeri mais cresceu, de acordo com o Ministério da Educação. Ficou empatado com Magé, Nova Iguaçu, São Fideles, Tanguá e Vassouras.
O município suplantou ainda Arraial do Cabo, Pinheiral, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Laje de Muriaé, Cachoeira de Macacu, Campos, Mesquita, São Francisco de Itabapoana, São João de Meriti, Seropédica, Angra dos Reis, Belford Roxo, São Gonçalo, Natividade, Sumidouro, Trajano de Moraes, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.
Para Roberta Bailune, o resultado alcançado no Ideb de 2017 é fruto de metas e medidas implantadas pela Secretaria Municipal de Educação. Ela cita como exemplos, a aplicação dos Simulados, que acontecem duas vezes ao ano; o bom desempenho dos alunos do 5º ao 9º ano, na Prova Brasil; o incentivo à leitura; o acompanhamento do desenvolvimento de cada jovem e o projeto de Formação Continuada dos professores da rede de ensino do município.
“Japeri tem investido bastante na formação do profissional. Hoje, é grande o percentual dos nossos professores com graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado. Isso tudo também contribui para a melhora do Ideb”, observou a professora, lembrando ainda que a Secretaria de Educação tem feito um forte trabalho de conscientização em sala de aula e junto às famílias para aumentar a autoestima dos alunos.

error: Conteúdo protegido !!