Coluna Marcus Lauria – 07/09

McLaren 720S GT3 de corrida faz testes de pista para 2019

Os testes de pista do primeiro carro de corrida GT a ser desenvolvido pela nova divisão de atendimento a equipes de competição clientes da McLaren Automotive estão em andamento e terão o McLaren 720S GT3 sendo extensivamente avaliado na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. O novo desafiante da categoria GT3, baseado no aclamado supercarro 720S, está sendo preparado para estrear em 2019, quando será homologado para todos os campeonatos GT3 no mundo.

A fase de pista do programa de desenvolvimento segue extensas simulações de dinâmica computacional de fluidos (CFD) e incorpora um regime de teste punitivo, que validará os principais dados de desempenho e a durabilidade para longas distâncias.

Tal como acontece com o carro de rua, no coração do 720S GT3 está a estrutura do chassi MonoCage II de fibra de carbono, leve mas extremamente rígida. A potência é entregue por uma versão preparada para competição do motor M840T V8 twin-turbo de 4 litros. O foco em engenharia pura, aerodinâmica inovadora e design eficiente, que torna o 720S tão incrivelmente impressionante, fornece o ponto de partida ideal para o supercarro ser o mais forte candidato da McLaren às honras das corridas de GT3.

O trabalho de projeto e desenvolvimento foi realizado dentro de novas instalações dedicadas às corridas de GT na McLaren Automotive em Woking, Surrey, onde todos os novos carros GT3 serão montados à mão. Os dois primeiros carros de desenvolvimento eentraram em um extenso programa de testes, que inicialmente utilizará pistas em ambos os lados do Atlântico, seguido por um programa intensivo no Oriente Médio antes do final do ano.

Quarta edição do Michelin Best Driver chega com inovações

O Brasil conseguiu reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito em 19,4% ao longo das últimas duas décadas – índice ainda muito longe da meta assumida com a Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro do ano passado, que prevê a redução à metade das mortes por acidente de trânsito. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, há 20 anos atrás, o Brasil registrava 22,6 mortes por acidente de trânsito por 100 mil habitantes.

A redução em 50% dos acidentes de trânsito é o principal objetivo de um conjunto de 12 metas voluntárias de desempenho global para a segurança no trânsito fixadas pelos Estados-Membros da ONU (incluindo o Brasil) dentro do âmbito dos indicadores estabelecidos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trânsito mais seguro foi incluído na ODS 3 (boa saúde e bem-estar) e ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis).

De acordo com os dados do DPVAT divulgados neste mês, o número de mortes por acidentes de trânsito caiu 2% entre janeiro e julho de 2018, frente a igual período do ano passado. Apesar de ações como a fiscalização da alcoolemia (a Lei Seca), o país ainda não foi capaz de melhorar a proteção de jovens entre 18 e 34 anos de idade, que representam 47% dos acidentados.

Para estimular o debate e alertar a sociedade sobre riscos para os jovens, a Michelin lança hoje a 4ª edição do Programa Michelin Best Driver, voltado para a conscientização dos jovens sobre a importância da direção segura e em especial do uso do cinto de segurança. Pela primeira vez, o programa levará o simulador de capotagem a universidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O simulador também ficará aberto ao público na Praia de Copacabana, durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada em setembro. O programa conta com a parceria da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e suas 10 regras de ouro.

O embaixador da edição 2018 do programa é o atleta Fernando Fernandes, tetracampeão mundial de paracanoagem, que ficou paraplégico após um acidente automobilístico em 2009. Vítima do trânsito, ele investe parte do seu tempo em compartilhar sua experiência em prol da sensibilização das pessoas para um trânsito mais seguro.

Flagra: Primeiras imagens do novo Peugeot 208

O site espanhol motor.es publicou as primeiras imagens da nova geração do Peugeot 208 ainda muito camuflado. O novo 208 será o primeiro modelo da marca francesa a ter a nova plataforma CMP, o que se reflete em uma redução significativa do seu peso – algumas mídias adiantam para uma economia de cerca de 100 quilos. Esta nova plataforma também permitirá que o novo 208 conte com uma versão 100% elétrica, uma novidade para a gama do modelo francês.

Esta nova versão elétrica do Peugeot 208 deverá contar com baterias de 50 kWh e uma autonomia em torno de 450 km. O novo modelo da marca gaulesa deverá ser lançado no próximo Salão de Genebra que acontece em 2019.

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