Eduardo Paes e Ana Amélia fazem caminhada em Mesquita

Jorge Miranda, Ana Amélia e Waltinho Paixão em caminhada pelo centro de Mesquita

Já na reta final da campanha eleitoral para as eleições de 7 de outubro, as bandeiras com os nomes de candidatos e seus respectivos números se espalham pelos centros urbanos dos principais municípios do estado do Rio de Janeiro.
Na Baixada Fluminense, região que ajuda a decidir as eleições no estado, com seus mais 4 milhões de habitantes e cerca de 3 milhões de votos, a guerra eleitoral é mais intensa, a exemplo de Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo e Duque de Caxias.
O último final de semana já deu o tom de como será de agora em diante, a exatos 19 dias para que os eleitores irem às urnas escolher seus preferidos. Se depender da quantidade de bandeiras desfraldadas pelos trabalhadores em campanhas políticas nestes centros urbanos, já se nota quem poderia ser os favoritos. Com raras exceções, os candidatos apoiados pelos governos municipais com boa gestão aparecem mais. Na rua José Montes Paixão, no centro de Mesquita, por exemplo, a via está tomada por bandeiras vários candidatos a deputado estadual, com predominância para as Waltinho Paixão (51444), vice-prefeito, Max Cavalcante (federal 3132), dentro outros.

‘Sim’ com gosto de ‘não’

Rua José Montes Paixão é o local preferido para bandeiras dos candidatos

Mas nem sempre o trabalho com o candidato garante o voto. Quando se pergunta a quem segura a bandeira, se vota no candidato. O “sim” sai com gostinho de “não”. Bárbara S.C., 25 anos, disse. “Ah…tem que falar? Então bota aí que ‘sim’, mas não tira minha foto”, vira o rosto. “Eu voto nele sim e toda minha família”, diz Andressa Batista dos Santos, 26 anos. “E ele é bem recebido pra caraca pelos moradores quando faz caminhada”, exalta a moça, desfraldando a bandeira com Waltinho na calçada de um estabelecimento bancário no centro de Mesquita.
Em Duque de Caxias o quadro não é diferente, diante de candidatos ligados ao governo do prefeito Washington Reis. Mas seus opositores também aparecem com muita força, levando-se em consideração o volume bandeiras exibidas pelo centro urbano da cidade. Belford Roxo, nas ruas centrais, aponta a predominância do candidato Canella e a Daniele Carneiro (candidatos a estadual e federal, respectivamente) apoiado pelo prefeito Waguinho Carneiro. Já em Nova Iguaçu, a confusão de bandeiras no Calçadão da avenida Amaral Peixoto é muito grande. Há bandeiras de quase todos os partidos, onde não se distingue predominância dos candidatos apoiados pelo prefeito Rogério Lisboa.

 

Multidão recebe Paes e Maia em Mesquita

Cesar Maia e Eduardo Paes também recebidos por uma multidão na Estrada Feliciano Sodré

O que aquece ainda mais a campanha eleitoral nos grandes centros urbanos, nestes 19 dias que faltam para as eleições, é a agenda dos candidatos a governador do Rio nos municípios da Baixada. O sábado, na parte da manhã, foi bastante concorrido em Mesquita, por exemplo, com centenas de pessoas e bandeiras de candidatos, em caminhada pelas ruas do centro, com Jorge Miranda, Waltinho Paixão e Ana Amélia, candidata a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin.
À tarde foi a vez de Eduardo Paes, candidato ao governo do Rio, acompanhado de Cezar Maia, candidato ao senado, evento que lotou a estrada Feliciano Sodré, nas proximidades do Mesquita Futebol Clube. Cerca de mil pessoas, sob a batuta do prefeito Jorge Miranda e Waltinho, participaram dos dois encontros. Neste mesmo sábado eles também caminharam com candidatos e prefeitos por outras regiões da Baixada.

error: Conteúdo protegido !!