Direitos da pessoa com deficiência em Queimados

A partir desta sexta-feira (21), Prefeitura promove programação especial de palestras, workshops e diversos serviços gratuitos à população
(Igor Lima)

Os desafios da inclusão social para pessoas com deficiência vão ganhar destaque a partir desta sexta-feira (21), em Queimados. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, dará início a II Semana Alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece até o próximo dia 28. A abertura do evento acontecerá a partir das 9h na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e oferecerá à população cadastro para empregos, informações sobre Vale Social, credenciais especiais de estacionamento (PCD) e programas municipais, imunização, apresentação musical, entre outros.
Idealizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, a programação semanal inclui palestras, workshops e debates sobre acessibilidade, inclusão social, mobilidade, superação e também um minicurso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Com o objetivo de contemplar todos os tipos de deficiência, a iniciativa pretende dialogar também com os não-deficientes, utilizando assim a oportunidade para conscientizar e alertá-los sobre como é possível garantir os direitos dos deficientes.
Para o Prefeito Carlos Vilela, trazer o assunto à tona por meio desses eventos é sempre positivo para a população. “Ter um momento específico do nosso calendário para discutirmos sobre essas questões é fundamental. Queimados é uma cidade que tem tido preocupação em ser acessível e é por isso que damos prioridade ao assunto”, afirmou o gestor.
Já para a Coordenadora da Pasta, Sirlene Marquiori, a II Semana Alusiva à Luta da Pessoa é um grande passo em busca de igualdade. “Planejamos o evento pensando em mobilizar não só os deficientes a superarem suas dificuldades, mas também para conscientizar quem não vive essa realidade. Será uma chance para aumentar o conhecimento sobre o assunto e unificar essa luta, que deve ser de todos”, concluiu Sirlene.
A SEMDHPROC funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Otília, nº 1495, no Centro e atende pelo telefone (21) 3699-3461.

error: Conteúdo protegido !!