No Dia Nacional do Mototaxista a classe é legalizada em Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Prefeitura já legalizou 390 condutores e a previsão é que 60 novas vagas sejam abertas ainda este ano
(Igor Lima)

Comemorado em 24 de setembro, o Dia Nacional do Mototaxista celebra a categoria de profissionais que torna a vida da população brasileira mais fácil. Em Queimados, diversas medidas foram tomadas pela Prefeitura para dar aos condutores e passageiros do transporte sobre duas rodas mais dignidade e segurança. Iniciado em 2016, o processo de legalização da categoria – promovido por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – já conta com 390 motociclistas cadastrados e terá cerca de 60 novas vagas em novembro.
Entre os requisitos exigidos pelo órgão municipal para o exercício da função, estão a avaliação de documentos, checagem de registros criminais, curso de capacitação obrigatório oferecido gratuitamente em parceria com o Detran, emplacamento dos veículos (placa vermelha), confecção de colete padrão, vistoria do veículo, publicação com o nome dos profissionais no Diário Oficial e a emissão de crachá de identificação.

De acordo com o Secretário da Pasta, Ricardo da Silva, essas exigências visam proteger tanto o condutor do veículo, como os passageiros. “É necessário ter pelo menos 2 anos de habilitação, ser morador de Queimados, obter o ‘nada consta’ criminal e eleitoral, realizar o curso de capacitação e ter o veículo em seu nome ou ter contrato de arrendamento registrado em cartório. Tudo para organizar melhor a atuação desses mototaxistas que tanto auxiliam a vida dos queimadenses”, explicou o gestor, que destacou a fiscalização intensiva como parte do pacote de ações pela legalização da categoria.
O município conta com cinco pontos físicos para os mototaxistas, sendo três na Avenida Irmãos Guinle, um na Rua Elói Teixeira e outro na Rua Alves. Para identificar se o condutor é legalizado, basta observar se o mesmo usa o colete padrão, crachá com foto, nome, número da placa e da CNH e se o veículo tem placa vermelha.

Confiança e qualidade no serviço

Satisfeito com o fato de trabalhar dentro da lei, Fabiano de Oliveira (26) está há três anos transportando passageiros na cidade. “Antes eu trabalhava como eletricista em outro município e a distância era muito ruim. Hoje, eu consigo ganhar um pouco mais, ter flexibilidade no horário e além de tudo, tenho a comodidade de ser perto de casa”, disse o morador do bairro Nossa Senhora da Conceição.

Um dos passageiros de Fabiano, o barbeiro Aislan Scoponi (27), afirmou preferir andar sempre na garupa de mototaxistas legalizados. “Me sinto muito mais seguro, pois assim eu sei que aquele profissional é capacitado para realizar o transporte de pessoas com qualidade”, concluiu o morador do Centro.

Para mais informações sobre a legalização municipal, basta entrar em contato com a SEMUTTRAN de Queimados (Rua Padre Marques, 314, Centro – Queimados).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!