Visão Geral – 11/04/2015

Bola Cheia

A Prefeitura de Mesquita, através da secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, receberá, de 15 a 18 deste mês, na Escola Municipal Gov. Roberto Silveira, em Edson Passos, a exposição do Projeto Ciência Móvel, da Fiocruz. O Museu Itinerante leva diversas atividades gratuitas para os alunos da rede e para a população. Boa.

Bola Murcha

Leitora e professora, Dulce Matheus, 52, de Comendador Soares, reclama da demora do ônibus da linha Rosa dos Ventos, no período em 13h e 14h. “Normalmente fico no mínimo 45 minutos esperando em frente à estação do trem para embarcar no sentido Nova Iguaçu e chego atrasada na escola”, conta. “Haja paciência, pois quando chega, o coletivo está praticamente cheio pelo atraso”, acrescenta.
Lei Cultura Viva abre caminhos

150410 H41A quarta-feira (8) foi um dia histórico para os representantes dos muitos segmentos da diversidade cultural brasileira. Com a regulamentação da Lei Cultura Viva construída com ampla participação popular, entra em vigor a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), voltada a estimular e fortalecer uma rede de gestão cultural com base nos Pontos e Pontões de Cultura, um dos projetos de maior capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura (MinC).
Na Funarte, em Brasília, com presença maciça de artistas, gestores e fazedores de cultura, o ministro Juca Ferreira, bastante emocionado, comemorou a entrada em vigor da nova lei. “Esta legislação traz uma ferramenta muito importante, que é autodeclaração. Agora, qualquer manifestação cultural com mais de dois anos de atividade poderá se declarar Ponto de Cultura”, afirmou.

Seminário do Sebrae

O Sebrae-RJ está convidando para o Seminário de Crédito, no dia 15 de deste mês, das 9h às 13h, no Centro Social São Vicente, que fica na Av. Governador Portela, 382, Centro de Nova Iguaçu. Na ocasião, será apresentado soluções financeiras para micro e pequenas empresas em parceria com o BNDES. No mesmo dia os empresários interessados poderão conversar diretamente com instituições financeira – CEF, Banco do Brasil, Agerio, Bradesco e Itau. Segundo o Sebrae, só há 50 vagas. Inscrição: 2667-3955/0800 570 0800.

Alegria, alegria!

Neste sábado (11), moradores do Morro da Moenda e da Vila Josefina, em Austin, comemoraram a inauguração das obras de saneamento, drenagem e pavimentação de 19 ruas, realizadas através da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Nova Iguaçu. São obras com recursos próprios, resultado da arrecadação de impostos. As inaugurações acontecem às 18h no Morro da Moenda e às 19h, na Vila Josefina. O prefeito Nelson Bornier e sua vice, Dani Nicolasina, estarão presentes acompanhados de todo secretariado municipal e vereadores da cidade.
Escola nova

Uma manhã de festa. Foi nesse clima que aconteceu a reinauguração da Escola Municipal Dr. Christovam Berbereia, ontem, em São Matheus, São João de Meriti. Das 62 unidades da rede, a Christovam Berbereia é uma das 49 que passaram por obras de melhoria em suas instalações. Foi feita pintura geral, revestimento interno e externo em cerâmica, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, substituição de esquadrias e revisão do telhado. Além disso, com a reforma, a escola passou a ter o acréscimo de duas salas de aula.

‘Cesáreas’ com indicação médica

A cesariana é uma das cirurgias mais comuns no mundo, com taxas crescendo sobretudo em países de média e alta renda. Embora possa salvar vidas, o procedimento é comumente adotado sem indicação médica e coloca a saúde de mulheres e de seus bebês em risco. O alerta foi feito ontem (10) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a entidade, a cesariana pode ser necessária quando o parto vaginal coloca em risco a vida da mãe e do bebê, como em casos de trabalho de parto prolongado, sofrimento fetal ou quando o bebê está em uma posição pouco comum. Desde 1985, a comunidade médica internacional defende que a taxa ideal de cesarianas esteja entre 10% e 15%.

STF autoriza prisão do ex-deputado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou ontem (10), a efetivação do mandado de prisão e a transferência do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) para a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.
O pedido foi feito pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. Corrêa teve mandado de prisão expedido ontem, na 11ª fase da Lava Jato, mas a prisão precisava ser autorizada pelo STF porque o ex-deputado cumpre pena em regime semiaberto, em Pernambuco, pela condenação na Ação Penal 470, o Processo do Mensalão. Barroso é responsável pela execuções penais dos condenados no processo.

Mobilidade urbana

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) doará 500 mil euros – cerca de R$ 1,75 milhão – ao Governo do Estado para a contratação de estudos e elaboração de planos estratégicos destinados à mobilidade urbana da Região Metropolitana fluminense. Além disso, o Estado contará com a cooperação técnica da Agência de Transportes da Região Metropolitana de Paris, Syndicat des Transports d´Île-de-France (Stif), responsável pela mobilidade dos 12 milhões de habitantes da Grande Paris e referência mundial em soluções de transportes.

Mobilidade urbana (2)

O termo de cooperação foi assinado, ontem (10/4) em uma reunião no Palácio Guanabara que contou com a presença do diretor da AFD, Régis Marodon, do secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, do secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, do diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, e do cônsul francês Brice Roquefeuil. “Essa parceria é muito importante porque nos dará a possibilidade de avançar e fazer planejamentos de médio e longo prazo”, disse o secretário.

Mobilidade urbana (3)

Segundo Carlos Roberto Osorio, “a prioridade é pensar na integração de modais e na expansão de investimentos nos sistemas de trem, metrô e barcas a partir de 2016”. “Além do financiamento, vamos contar com o apoio técnico da agência de transportes da região da Grande Paris, que tem expertise no assunto. Com esse suporte, poderemos utilizar as experiências bem sucedidas deles para planejar o futuro da mobilidade na Região Metropolitana. É um ganho inestimável para o Rio de Janeiro”, acrescentou Osório.

error: Conteúdo protegido !!