Transexual espancada na Baixada passa por exame de corpo de delito


Julyanna Barbosa, após ser agredida com uma barra de ferro na cabeça Foto: Reprodução

A técnica de enfermagem Julyanna Barbosa, de 41 anos, que foi agredida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, passará nesta quinta-feira por um exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal. O episódio de violência aconteceu na manhã do último sábado, quando Julyanna, que é transexual, foi ofendida por quatro homens e resolveu tirar satisfação. Ela, que mede 1,95m, conta que ouviu os agressores dizerem: “Olha o tamanho do viado! Bolsonaro tem que ganhar para tirar esses lixos da rua”, antes de ser atingida por socos e uma barra de ferro, a vítima levou dez pontos na cabeça.

— Não quis ouvir aquilo e ficar calada. Quando fui tirar satisfação, um deles puxou logo uma barra de ferro e veio para cima de mim. O ponto de ônibus estava cheio, mas ninguém falou nada, ninguém tentou impedir. Levantei com a cabeça sangrando, a vista começou a ficar escura, e saí correndo para casa — conta Julyanna, que voltava de uma boate na Rua da Lama, no bairro Califórnia, por volta das 8h, quando foi agredida.

Quando chegou em casa, seus irmãos a socorreram para a UPA de Queimados. Além do corte na cabeça, a vítima ficou com hematomas por todo o corpo. No primeiro momento, a transexual não quis registrar ocorrência. Mas foi orientada pela coordenadora de Diversidade Sexual de Mesquita, Paulinha Única, e por Neno Ferreira, presidente da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim).

— Além da vergonha e do medo, tem a sensação de não ser nada. Havia pessoas no ponto de ônibus e ninguém fez nada. Então, por que vou reclamar? Quem eu sou? As pessoas podiam impedir, mas deixaram eles me baterem — lamentou Julyanna, primeira transexual a cantar funk e conhecida no meio artístico como Garota X – Mulher Banana.

Apesar da agressão — é o terceiro ataque homofóbico que ela sofre em 15 anos — Julyanna garante que não vai se esconder:

— Vou levar minha vida normal. Ninguém pode tirar meu direito de ir e vir.

 

error: Conteúdo protegido !!