Luxo e conforto na Haley-Davidson Street Glide CVO

Foto:  Eduardo Rocha/Carta Z Noticias

Foto: Eduardo Rocha/Carta Z Noticias

Poucas marcas de veículos dominaram um segmento de forma tão acachapante como fez a Harley-Davidson em relação às motocicletas custom. A tal ponto que as rivais praticamente desistiram de brigar. As marcas japonesas até mantêm um ou outro modelo em linha só para não abandonar de vez o segmento. Já a alemã BMW resolveu esquecer o assunto: a última custom alemã saiu de linha há mais de uma década. A única rival que cultiva exclusivamente a filosofia custom é a também norte-americana Indian, que é nanica demais para incomodar o domínio da fabricante de Milwaukee. O conceito de liberdade com pitadas de rebeldia defendido pela marca encontra sua mais alta expressão nos chamados modelos Touring. Mais que isso, a Street Glide CVO, de Custom Vehicle Operation – ou operação de veículos personalizados –, junta a esta imagem o máximo de luxo, conforto e tecnologia que a Harley tem para oferecer.
A começar pelo motor, que tem uma designação comprida: Twin Cooled Twin Cam 110 High Output. Isso quer dizer que conta com um sistema de refrigeração para os dois cabeçotes para melhorar a saída de potência – na parte do bloco, até pelo visual, as aletas de refrigeração foram mantidas. O 110 é a medida do motor em polegadas cúbicas, ou 1.800 cm³ – a Street Glide Special tem motor  de 1.690 cm³ com 14,4 kgfm de torque. A CVO recebeu ainda uma nova caixa de ar Screamin Eagle, que melhora o fluxo e, junto com a nova câmara de combustão, aumenta o torque em baixos giros. Tanto que os 16 kgfm de torque aparece a apenas 3.750 rpm. A potência dos motores nunca é revelada pela Harley, mas pode-se avaliar que o 110 passe dos 120 cv. Este propulsor é fruto do Projeto Rushmore, introduz inovações de engenharia e tecnologia nos modelos.
Foi através deste projeto que a Harley desenvolveu diversos recursos dessa Street Glide. Caso do ABS eletronicamente conectado, que ajusta a pressão dos freios – da Brembo – em cada roda de acordo com o nível de aderência. Outro exemplo é a chave presencial, que arma o alarme automaticamente quando se afasta da moto. Também chama a atenção no modelo o sistema multimídia. Em um display colorido de 6,5 polegadas, o piloto controla por comando de voz o som Boom de 300 Watts – 75 por canal – com rádio e streaming via bluetooth, o GPS e o telefone. O sistema tem caixas de som na carenagem dianteira e também nos alforjes laterais rígidos, os chamados saddlebags, com capacidade para 68 litros de bagagem.
A ideia dos modelos CVO é manter um alto nível de exclusividade. As motos contam com um número limitado de unidades – em torno de 40 por modelo – e várias etapas da montagem são artesanais. Além da Street Glide, apenas a Limited oferece a versão personalizada no portal da Harley. Até agora, a Limited emplacou 23 exemplares e a Street Glide, 19. De qualquer forma, o preço do modelo não é daquele que provoca fila nas concessionárias: R$ 111 mil. São cerca de R$ 33 mil a mais que Street Glide Special. Esta diferença, no entanto, aparece tanto na tecnologia superior quanto no visual sofisticado, que inclui pintura especial, rodas cromadas e diversos itens com desenho exclusivo, como o para-brisa e as ponteiras do escapamento.
por Eduardo Rocha
Auto Press

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