Audi RS Q3: esportivo que une útil ao agradável

Foto: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

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De uns anos para cá, as marcas Premium cada vez mais apostam em suas linhas esportivas. A Mercedes-Benz tem a AMG, a BMW insere a letra M em seus modelos mais raivosos e a Audi utiliza a sigla RS nas suas versões mais potentes. A marca das quatro argolas inaugurou essa linha em 1994, com a perua RS2 Avant, uma edição limitada criada em cima da perua A80, antecessor do A4. De lá para cá, a fabricante alemã já espalhou entre seus modelos configurações mais “explosivas”. Caso do RS Q3, que segue as linhas do crossover médio Q3, com bom espaço interno para a família, mas tem sob a casca um acerto e um propulsor capazes de transmitir a emoção de um bólido. O modelo faz jus à sigla RS, abreviação de “RennSport”, ou corrida em alemão.
Como em qualquer versão esportiva de marca premium, o grande trunfo do RS Q3 é mesmo o trem de força. No caso, um propulsor 2.5 litros turbinado de cinco cilindros, que rende 310 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, gerenciado por uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem, com borboletas no volante para trocas manuais. Para apimentar mais a coisa, a tração é integral. Segundo a marca, o crossover parte do zero e chega aos 100 km/h em 5,2 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O carro ainda tem função

Foto: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

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Launch Control, de controle de largada, semelhante à usada nos modelos da Fórmula 1. Ela faz com que a força do motor chegue às rodas de forma limpa, sem patinar.
Por fora, o RS Q3 traz poucos sinais característicos de modelos “normais” dos quais se tenta extrair uma inusitada esportividade. No caso da linha RS, a frente costuma ser marcada por diferenças em relação ao restante da linha. Tanto que o crossover Q3 sofreu um face-lift recentemente, mas o RS Q3 não mudou o visual – o que deve ocorrer em 2016. O RS Q3 recebe um para-choque de desenho mais robusto, com entradas de ar maiores para refrigerar os freios, e uma grade telada com o emblema da linha RS no canto. De perfil, o mais flagrante são as rodas aro 19 com pneus de perfil baixo – 255/40.
Esta esportividade encontra respaldo na dinâmica. Pode-se configurar o modelo em um de três modos de condução no sistema Audi Drive Select. A escolha interfere no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador. Para respostas mais rápidas, por exemplo, basta selecionar Dynamic. Já uma direção mais pacata é entregue pela opção Comfort. A Auto se ajusta ao comportamento do condutor. A suspensão esportiva RS – McPherson na frente e multilink atrás – é 25 mm mais baixa do que na versão “civil” do Q3. Para melhorar a distribuição de peso, a bateria foi transferida do cofre do motor para o compartimento de bagagem.

Foto: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

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A lista de itens de série é compatível com a de um modelo “top” de marca premium. Na questão da segurança, além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS, há bolsas de ar também laterais e de cortina. Os controles dinâmicos de estabilidade e tração se aliam ao assistente de partida em rampas e ao controle de cruzeiro para facilitar a vida do motorista. As manobras de estacionamento contam com sensores na frente e atrás, com visualização gráfica, e há ainda sensor crepuscular e de chuva. A chave é presencial e a única versão vendida no Brasil já traz de série a central multimídia com navegador GPS. Não se trata de um veículo econômico – e nem é essa a proposta –, mas o RS Q3 ajuda a diminuir o consumo de combustível através do sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro está parado com o freio pressionado e o religa automaticamente quando o pedal é liberado.
Preço nunca é o forte deste tipo de carro. No caso do RS Q3, o montante é de R$ 285.190. De qualquer forma, nesse quesito, uma particularidade ele tem: é o modelo mais em conta da linha RS da Audi no Brasil – na Europa, o mais barato é o RS 3 Sportback. Por aqui, logo acima dele está a perua RS4 Avant, que sai por nada menos que R$ 467.190. Ou seja, para quem sonha com um exemplar da categoria “RennSport” com quatro argolas, o Audi RS Q3 é a porta de entrada.

por Márcio Maio
Auto Press

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