UPA de Costa Barros amanhece fechada um dia após ser invadida por traficante

A UPA de Costa Barros fica entre os morros da Pedreira e do Chapadão Foto:reprodução

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Costa Barros amanheceu fechada nesta sexta-feira, por questão de segurança, de acordo com a Secretaria municipal de Saúde. Situada em uma das regiões mais violentas da cidade, a unidade foi invadida, na manhã de quinta-feira, por um traficante que queria levar uma médica para atender a um criminoso baleado em uma favela. Após uma delicada negociação da médica com o bandido, ela acabou não sendo “sequestrada”.

O traficante que invadiu a unidade foi embora ameaçando voltar. Acuados, os demais profissionais fugiram. A PM foi acionada e destacou uma patrulha para reforçar a segurança na unidade, que está fechada deste então. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna).

Funcionários relataram, sob condição de anonimato, os momentos de pânico que viveram justamente no Dia do Médico, comemorado nesta quinta-feira. De acordo com os relatos, a invasão aconteceu às 10h30. O criminoso exigiu que a médica fosse prestar atendimento a um comparsa baleado em uma favela. “É difícil dizer se voltaremos ao trabalho”, afirmou uma testemunha.

Inaugurada em 2010, a UPA Costa Barros fica em um território disputado pelo tráfico dos morros da Pedreira e do Chapadão. A unidade é administrada pela Iabas, uma OS que não tem recebido em dia os repasses do município para pagar os salários dos funcionários.

Violência e ameaças têm marcado o dia a dia de profissionais de saúde em outras regiões dominadas por traficantes. Em outubro do ano passado, a Polícia Civil divulgou imagens do circuito interno da UPA da Maré, que foi invadida por 50 homens armados. O bando sequestrou um médico e uma ambulância.

 

error: Conteúdo protegido !!