Alunos de Mesquita vistam exposições no Instituto Federal do Rio de Janeiro 

(Maicon Ferraz)

Alunos da rede municipal de ensino de Mesquita participaram entre os dias 16 e 18 de outubro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Campus Avançado Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O evento, que é promovido através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), este ano abordou o tema “Ciência para a redução da desigualdade”.

Na quinta-feira, dia 18 de outubro, a feira recebeu os alunos das escolas municipais Hélio Mendes do Amaral, Lourdes Ferreira Campos, Rotariano Arthur Silva e Professor Marcos Gil. Já os alunos da Escola Municipal Irena Sendler puderam expor seus trabalhos com brinquedos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis. Atividades culturais, contação de histórias, oficinas científicas, mostra de experimentos, além de visita à exposição NeuroSensações, também marcaram a programação do IRFR.
Para a professora Juliana Rocha, a visita tem o objetivo de despertar o interesse científico dos alunos. “Muitos dos nossos alunos não conheciam esse espaço. Trazê-los também é uma forma de fazer com que aprendam fora da sala de aula”, disse ela que leciona para o 4º ano, na Escola Municipal Hélio Mendes do Amaral, na Chatuba. A aluna do 5º ano da unidade, Lays Leticia da Silva (13) definiu a experiência como algo incrível. “Adorei o telescópio. Agora quero ser uma cientista para poder trabalhar com um equipamento igual a esse no futuro”, afirmou.
Alunos das Escolas Municipais Deoclécio Dias Machado Filho, Professor Samuel de Souza Maciel, e Vereador Américo dos Santos também visitaram a exposição. Para o do gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mesquita, Vinicius de Luna, é preciso reforçar a presença dos alunos nos espaços públicos dentro do município. “A atividade funcionou como uma aula, que mesmo fora do ambiente da escola, contribuiu para a construção do aprendizado”, enfatizou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também foi marcada pela participação dos alunos da EJA da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, que assistiram ao filme “Fora de Série”, produzido pelo Observatório Jovem do Rio e traz narrativas de estudantes da EJA no ensino médio. Após o filme, houve um debate com a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Karina Brenner, que produziu o longa-metragem.

error: Conteúdo protegido !!