Relógios usados possuem ótima aceitação no mercado de luxo em Miami

* Daniel Toledo

Quem me conhece ou acompanha um pouco o meu trabalho, deve saber que tenho alguns gostos e hobbies, como por exemplo, colecionar óculos e relógios. Mas isso não é de agora. A minha relação com os óculos vem desde a infância, por ter uma hipersensibilidade a luz, desde pequeno tenho que usar esse acessório. Já o relógio, é uma herança de família, meu pai colecionava relógios e acabou passando essa paixão para mim.
Mas o que isso tem a ver com o que eu atuo profissionalmente? Bom, logo quando me mudei para Miami conheci o Erik Ku, um conhecedor e colecionador de relógios muito influenciador e conhecido por aqui. Durante as nossas conversar, acabei me interessando, levando esse assunto mais a sério e criei uma certa identidade e relação com esse artigo.
Até então eu nunca havia pensado em transformar esse hobbie em negócio. Mas nas minhas pesquisas, levantei que o mercado de artigos de luxo, em 2017, movimentou 8,9 bilhões de dólares só em Miami. Esse segmento tem um crescimento de 12,6% ao ano.
Mesmo antes dessa ideia, eu sempre acreditei nesse mercado e há alguns meses resolvi fazer uns testes. Primeiro, eu reservei um capital de investimento de US$40mil e fui em algumas lojas de penhores para comprar relógios e óculos elitizados por um preço mais em conta e segui o ciclo de compra e revenda, direta e indiretamente, para amigos e através deles. Todo o material, apesar de usado, estava em perfeito estado com garantia e tudo mais.
Essa ação trouxe um resultado muito maior do que eu tinha imaginado, financeiramente e de relacionamento porque eu conheci algumas pessoas, o que pode agregar outras oportunidades de negócios.
No primeiro mês, por conta da falta de experiência, confesso que não obtive um resultado muito interessante. Já no mês seguinte, o retorno foi mais positivo. Já no terceiro, um pouco melhor, até porque eu passei a achar os pontos que deveriam ser melhorados. A grande sacada é você ter a conta da compra e a conta da venda para fazer simplesmente essa intermediação que facilita muito.
Por exemplo, há um tempo comprei dois relógios que custaram em torno de 8 a 12 mil dólares, e naquela mesma época consegui o contato de um vendedor de uma loja de penhor. Passei a negociar diretamente com as pessoas, comprava a US$5,5 e vendia por US$8,5. Em cinco meses consegui transformar os 40 mil iniciais, em 62 mil dólares, ou seja, eu tive um lucro de 22 mil dólares.
Se você estiver pensando em criar um negócio nos EUA, quem sabe esse tipo de mercado não pode te oferecer um diferencial e ajudar você a se firmar? Acho que é algo legal para ser pensado e realizado, conforme suas vontades. É bom fazer um marketing bacana, criar uma rede de relacionamento, além de precisar saber comprar e vender.
Essa é uma empreitada que traz resultados a médio a longo prazo. E não é algo com que pretendo trabalhar fixamente, encarei mais como um teste, que no fim deu certo. Mas pode ser que para você seja um caminho brilhante!

*Daniel Toledo é advogado especializado em direito internacional, consultor de negócios e sócio fundador da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.loyalty.miami ou entre em contato por e-mail contato@loyalty.miami. Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 55 mil seguidores http://www.youtube.com/loyaltymiamiusa com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender nos Estados Unidos. A empresa agora possui sede em Portugal e na Espanha.

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