Prefeitura libera o trânsito pelo viaduto padre João Musch

Após nove meses de obras para reforma, o viaduto Padre João Musch, situado no Centro de Nova Iguaçu, finalmente foi reaberto ao trânsito de veículos e pedestres ontem, quarta-feira (31). A reabertura aconteceu após as 17h. Antes houve uma caminhada saindo da Praça do Skates – pela rua Dr. Mário Guimarães – atravessando o viaduto até o Paço Municipal, pela Vila Light, marcando o encerramento das ações pelo Outubro Rosa na cidade. Às 19h, no Paço, acontece um grande encontro de corais e orquestra com a presença de 200 músicos.
Com as obras de recuperação, o viaduto ganhou muretas de proteção para o pedestre, que antes não existiam, nova iluminação e uma ciclovia com 320 metros de extensão, que antes também não tinha.
Memória
Desde que fora construído, há 50 anos, na gestão do governador do estado do Rio de Janeiro, Jeremias Fontes, o viaduto nunca passou por uma reforma. Com tantos anos sem manutenção de sua estrutura e o assentamento de asfalto novo sobre asfalto velho, o viaduto ganhou um peso de 564 quilos por metro quadro, ao longo dos seus 120 metros, gerando uma gigantesca sobrecarga, comprometendo toda sua estrutura.
Uma série de reportagens publicadas no Jornal de Hoje, acompanhadas da opinião de engenheiros, dentre eles Eliçon Canuto, um profissional com mais de 30 cursos no assunto, inclusive alguns na Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou as rachaduras e o enferrujamento e infiltrações. A conclusão foi a de que a estrutura estava em colapso, podendo desabar a qualquer momento.
Várias pessoas ouvidas pela reportagem revelaram que muitos veículos estacionados sob o viaduto foram danificados por quedas de cimento. Foi lembrado, também, que o prefeito Rogério Lisboa, quando secretário de obras do governo Altamir Gomes, na década de 90, recebera laudo técnico informando das péssimas condições do viaduto. Atualmente prefeito, Rogério foi lembrado da situação e decidiu fazer a reforma que não fizera quando foi secretário, evitando assim a chamada “tragédia anunciada”.
Trânsito – A expectativa é a de que, com a abertura do viaduto João Musch, o trânsito que continua um caos, terá seu fluxo viário modificado, com o objetivo de dar fluência à travessia de veículos de um lado para outro da cidade, já que o viaduto liga, de um lado, a rua Dr. Mário Guimarães, ao outro lado, desembocando na Via Light.

error: Conteúdo protegido !!