Japeri reprime furto de energia na Praça Olavo Bilac

A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (7), uma operação para reprimir furto de energia na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira. A ação mobilizou os agentes das secretarias municipais de Obras e de Segurança Pública. Nesta semana, foi a terceira vez que os fiscais precisaram religar a luz da praça.

Segundo o fiscal de obras e responsável pela iluminação pública, Eduardo Frias, o sistema de iluminação da Praça Olavo Bilac é projetado para receber um certo limite de carga, porém ambulantes com barracas estão fazendo ligações de energia clandestinas, para alimentar micro-ondas, geladeira, freezer e outros equipamentos.

“Quando os ambulantes usam a nossa rede de forma indevida, cometendo furto de energia, ocorre uma sobrecarga, o disjuntor desarma e a praça fica às escuras”, explicou.

Ainda de acordo com o fiscal, em outras ocasiões, ambulantes retiraram o piso intertravado para fazer gambiarras no solo. Nesta quarta-feira (7), foram constatadas e retiradas pelo menos duas ligações ilícitas.  Até mesmo os mediadores de energia foram burlados.

Ainda na noite desta quarta-feira (7), trabalhadores informais seriam notificados pela guarda municipal para procurar a Secretaria Municipal de Segurança. A partir de hoje, os ambulantes terão até 15 dias para legalizarem suas barracas.

Comerciantes, que não quiseram se identificar, afirmaram que, nas últimas semanas, o local tem ficado às escuras, obrigando algumas pessoas a adotarem o uso de velas para frequentar a praça pública de Engenheiro Pedreira.

 

error: Conteúdo protegido !!