Estudantes debatem administração pública com prefeito de Nova Iguaçu


Estudantes debatem administração pública com prefeito de Nova Iguaçu
Fotos: Alziro Xavier

“Ninguém melhor que nós, jovens e crianças, para falar sobre o que pensamos e queremos para um futuro melhor”. Aos 15 anos, Lucas da Silva Souza, já sabe exatamente o que quer: uma sociedade desenvolvida onde a educação seja o ponto base para o respeito ao próximo”. Ele é um dos 14 delegados eleitos na 1° Conferência Livre de Crianças e Adolescentes de Nova Iguaçu que entregaram na sexta-feira (9), ao prefeito Rogerio Lisboa, um relatório elaborado por crianças e adolescentes, apontando sua visão sobre diversos temas. Na pauta, a garantia de direitos como acesso ao lazer, saúde, brincadeiras, transporte entre outras.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença de pais e professores, além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e subsecretário dos Conselhos Municipais, Flávio Médici. A delegação é formada por estudantes da rede pública (municipal e estadual) e escolas particulares de Nova Iguaçu.

“É fundamental ter este diálogo aberto entre a sociedade e o poder público, especialmente quando se trata da voz de jovens e crianças. É a oportunidade de ouvi-los e eles também entenderem como funciona a administração pública e as dificuldades que enfrentamos”, disse o prefeito. Ele explicou que assumiu a prefeitura com salários atrasados e outros problemas graves. “Pagamos os salários e estamos avançando nos investimentos. É importante que eles se mantenham informados e saibam que problemas ainda existem e estamos buscando sempre mais para avançar nas melhorias”, disse Rogério Lisboa.

O relatório foi apresentado sábado (10) na 11ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

error: Conteúdo protegido !!