Saúde do homem ganha destaque em Mesquita

Centro de Assistência Social, de Juscelino, recebe primeira de uma série de atividades que agitam final do mês da Campanha Novembro Azul
(Maicon Ferraz/PMM)

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na quarta-feira (21), uma palestra sobre câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. O evento promovido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Juscelino integra a Campanha do Novembro Azul, mês dedicado à promoção de ações preventivas para o público do sexo masculino. Até o dia 29 outras atividades semelhantes vão acontecer para os moradores de Banco de Areia, Chatuba, Rocha Sobrinho e Santa Terezinha.
Com o objetivo de esclarecer dúvidas, o encontro reuniu homens e mulheres preocupados com a saúde deles. A ideia era realmente envolver a família toda nas discussões sobre o bem estar masculino. Na conscientização a prioridade é sempre alertar para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce.
Em Juscelino, o encontro foi dirigido pela psicóloga do CRAS, Adriana Crivella. Num formato de bate-papo, os participantes também puderam fazer perguntas.
“Atingimos o âmbito familiar para que em conjunto os membros se ajudem. Nossa iniciativa de marcar o Novembro Azul é para conscientizar que os homens precisam se cuidar, fazer exames com frequência e não só quando há uma necessidade extrema”, disse Adriana.
O movimento Novembro Azul foi intensificado no Brasil a partir de 2014. Em todo mundo Novembro é o mês escolhido para alertar a população dos riscos do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de câncer é o mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. E como se um homem morresse a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, no país.
Seu Antônio dos Santos, de 66 anos, foi um dos participantes que destacou a importância das orientações recebidas. “O encontro proporcionou trocas de experiências e a socialização de informações para nós moradores das comunidades da área de abrangência do CRAS”, destacou.

error: Conteúdo protegido !!