
(Maicon Ferraz/PMM)
A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na quarta-feira (21), uma palestra sobre câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. O evento promovido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Juscelino integra a Campanha do Novembro Azul, mês dedicado à promoção de ações preventivas para o público do sexo masculino. Até o dia 29 outras atividades semelhantes vão acontecer para os moradores de Banco de Areia, Chatuba, Rocha Sobrinho e Santa Terezinha.
Com o objetivo de esclarecer dúvidas, o encontro reuniu homens e mulheres preocupados com a saúde deles. A ideia era realmente envolver a família toda nas discussões sobre o bem estar masculino. Na conscientização a prioridade é sempre alertar para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce.
Em Juscelino, o encontro foi dirigido pela psicóloga do CRAS, Adriana Crivella. Num formato de bate-papo, os participantes também puderam fazer perguntas.
“Atingimos o âmbito familiar para que em conjunto os membros se ajudem. Nossa iniciativa de marcar o Novembro Azul é para conscientizar que os homens precisam se cuidar, fazer exames com frequência e não só quando há uma necessidade extrema”, disse Adriana.
O movimento Novembro Azul foi intensificado no Brasil a partir de 2014. Em todo mundo Novembro é o mês escolhido para alertar a população dos riscos do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de câncer é o mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. E como se um homem morresse a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, no país.
Seu Antônio dos Santos, de 66 anos, foi um dos participantes que destacou a importância das orientações recebidas. “O encontro proporcionou trocas de experiências e a socialização de informações para nós moradores das comunidades da área de abrangência do CRAS”, destacou.