Alunos de Mesquita escrevem livro infantil


Texto e ilustrações foram criados pelos estudantes do 3º ano da Escola Municipal Cruzeiro do Sul
Foto: Maicon Ferraz

Com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura, a professora Rosalina de Freitas, que leciona para o 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Cruzeiro do Sul, desenvolveu o projeto “Contando e Encantando”. A atividade resultou na construção do livro “A Casa Bem Assombrada”, criado com a participação dos 24 alunos da turma.

Com a proposta lançada em sala de aula para a construção de um livro, o projeto foi desenvolvido de forma democrática. O primeiro passo foi escolher o tipo de texto, que entre poesia, história em quadrinhos, fábulas e contos, os alunos optaram pela história. Depois foi a vez do gênero da narrativa, que entre romance, policial e suspense, a turma ficou dividida entre terror e aventura e por isso, a história gira em torno das duas temáticas.

Com 17 páginas, todos os alunos tiveram participação em um trecho do livro e nas ilustrações, que por vez foram desenvolvidas durante as aulas de artes, ministradas pelo professor Ricardo Nicacio. Já para a capa da obra, foi realizado um concurso cultural em que todos os alunos do 1º ao 5º anos da escola puderam votar. O aluno João Victor da Silva conquistou o gosto da maioria e teve o seu desenho estampado na primeira página. “Fiquei muito feliz, tanto que vou levar para casa para mostrar para a minha família”, disse o menino de 9 anos.

Responsável pelo projeto, a professora comemora a dedicação dos alunos. “Todos se empenharam muito. Nossa aluna que tem Síndrome de Down também participou de tudo. Vejo que agora, eu deixei de ser a contadora de histórias, pois esse papel agora é deles. A turma amadureceu muito e hoje tem autonomia para sugerir as atividades que iremos desenvolver”, avalia.

O livro “A Casa Bem Assombrada” foi encadernado e está disponível para empréstimo entre os alunos da turma. A Escola Municipal Cruzeiro Sul é a pioneira em Educação Integral em Mesquita

 

error: Conteúdo protegido !!