Dois brasileiros entre os 50 melhores professores do mundo

Débora Garofalo e Jayse Ferreira concorrem ao ‘Global Teacher Prize’ 2019, o ‘Nobel da Educação’, que tem prêmio de US$ 1 milhão; vencedor sai em março, nos Emirados Árabes

Os dois brasileiros que estão entre os 50 melhores educadores do mundo têm uma coisa em comum: acreditam que ensinar não é algo que fica restrito à sala de aula.
Jayse Ferreira, que dá aulas de Educação Artística no interior de Pernambuco, e Débora Garofalo, professora de Língua Portuguesa e regente que ensina tecnologia e robótica numa área carente de São Paulo, encontraram formas de empoderar seus alunos, venceram as barreiras da “tradição” e hoje colhem os frutos.
Além de ter mudado a vida de centenas de jovens, concorrem ao “Prêmio Nobel da Educação”, que paga US$ 1 milhão ao vencedor, anunciado em março, nos Emirados Árabes.
O “Global Teacher Prize”, criado em 2015 pela Varkey Foundation, já teve dois brasileiros no top 10, mas nas duas vezes o prêmio escapou. Para a edição 2019, foram mais de 10 mil inscritos, de 179 países – por isso, ter dois brasileiros na lista de top 50 já é um enorme motivo de orgulho.
O G1 conversou com Débora e Jayse para saber quais foram suas iniciativas, suas trajetórias e qual o recado que eles têm para os educadores brasileiros – que ocupam o lugar mais baixo no ranking mundial de professores.
Segundo pesquisa da mesma fundação, menos de 1 em cada dez brasileiros acha que professor é respeitado em sala de aula, deixando o Brasil na nada honrosa posição de ser o país que menos valoriza os professores, em todos os aspectos.
Os recados de ambos são claros e fortes: enquanto a paulista, além de ensinar prototipagem, robótica e programação, quer empoderar as mulheres, o pernambucano quer, através da arte, combater o preconceito, melhorar a auto-estima e potencializar o aprendizado de seus alunos. E que fique claro: nenhum dos dois aceita a imagem do ‘sofressor’. Para ambos, a aula tem que encantar e, para isso, precisa da participação dos alunos em todas as etapas.

error: Conteúdo protegido !!