Alunos coletam oito toneladas de lixo reciclável nas escolas 

Alunos de Japeri participam da coleta seletiva de lixo nas escolas municipais

Nove alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, foram os grandes vencedores do Projeto de Coleta Seletiva 2018 da Prefeitura de Japeri, nas 33 unidades da rede de ensino do município, sob o tema “Reciclar para Transformar” o lixo em luxo.
A premiação, com a entrega de Menções Honrosas, Bicicletas, notebook, x-box e tela interativa de 78 polegadas, aconteceu na segunda-feira (10) com a presença do prefeito em exercício Cezar Melo, no auditório da Escola Bernardino de Melo, também vencedora do concurso, que envolveu cerca de 16 mil alunos.
Organizado pelas secretarias do Ambiente e de Educação, a coleta seletiva, que gerou cerca de 8 toneladas de lixo nas escolas, envolveu ações de coleta de plástico, metais, papel e papelão, além de treinamento e esclarecimento sobre a importância da reciclagem e o descarte certo do lixo produzido pela população.
O prefeito Cezar Melo parabenizou alunos, professores e pessoal de apoio das escolas municipais e pediu à população que aguarde sempre a chegada do caminhão do lixo, antes de descartar resíduos no meio ambiente.
Segundo Cezar Melo, preocupada com as chuvas de Verão, a Prefeitura vem realizando trabalho de desobstrução de rios e valões, onde, segundo ele, é comum encontrar máquinas de lavar, geladeira, sofá e até carcaça de carro abandonados.
Para o secretário do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kerly Gustavo Bezerra Lopes, o projeto teve por objetivo a conscientização de professores, alunos e a comunidade escolar, além de mudanças de atitudes em casa e no bairro onde moram.
“A ideia é incutir uma consciência ecológica, aumentando consideravelmente a chance de que estejam todos engajados na preservação da Terra”, explicou.
Já a secretária de Educação, Roberta Bailune, lembrou que Japeri foi pioneira na implantação da coleta seletiva nas escolas da rede pública. “Através da educação, vamos conseguir transformar Japeri numa cidade melhor. Entendo que a educação é a melhor ferramenta que se tem para conscientizar as pessoas em relação à coleta seletiva e sobre o que fazer com o lixo na preservação do meio ambiente”, afirmou.

Prêmio para Bernardino de Melo

A diretora da Escola Municipal Bernardino de Melo, Indiara Martins, também anfitriã do evento, recebeu a tela interativa de 78 polegadas como prêmio pelo melhor desempenho, entre todas as unidades de ensino da rede, na coleta seletivas do lixo reciclável.
O aluno Jorge Lucas de Souza Guimarães, do 2º ano da Escola Frei Maurício, foi o vencedor na categoria Desenho. O segundo lugar ficou com Tailane de Oliveira, do 2º Ano da Escola Celita Rodrigues de Andrade. Yasmin de Souza da Silva, da Educação Infantil, nível II, conquistou o terceiro lugar.
Pela categoria Produção Textual (Redação) para alunos do 3º ao 5º ano, a campeã foi Rebeca Leal Torquato, aluna do 3º Ano da Escola Vila Conceição. Gabriella da Silva, do 5º ano da Escola Tânia Mara, foi a vice-campeã. O terceiro lugar ficou com Maria Luiza de Souza Barboza, do 4º ano da Escola Cecília Rodrigues.
Já na categoria Produção Textual (Redação) para alunos do 6º ao 9º ano, o vencedor foi José Gustavo Bernardo Soares dos Santos, da turma 905 da Escola Bernardino de Melo. O segundo lugar ficou para Camille Valderino da Silva, do 9º ano da Escola Leonel de Moura Brizola. Giselle Carvalho Cruz, da turma 701, da Escola Rio D’Ouro, foi a terceira colocada.
Os empresários Estevam Figueiredo, da Laminados Japeri, e Oscar Romão, da Romão tecnologia, também foram homenageados como grandes parceiros do projeto. Eles receberam Moção de Louvor da Câmara Municipal, de autoria do vereador Ernane Rodrigues Alves, “pelos relevantes serviços prestados à comunidade japeriense”.

error: Conteúdo protegido !!